Orquestra Kuarup abre a edição do Jazz & Blues 2008

Orquestra Kuarup abre a edição do Festival Rio das Ostras de Jazz & Blues 2008

A Orquestra Kuarup, programa da Fundação Rio das Ostras de Cultura, faz, pelo quarto ano consecutivo, o show de abertura do Festival de Jazz & Blues nesta quarta-feira, dia 21, às 19h, em Costazul. 
A apresentação será uma homenagem da Kuarup, regida pelo maestro Nando Carneiro, ao aniversário de 50 anos da Bossa Nova. Participam como convidados especiais David Ganc e Mário Sève, dois consagrados instrumentistas.

No repertório deste ano vão estar as músicas Chovendo na Roseira, Samba de Avião e Wave, de Tom Jobim, Chega de Saudade, Água de Beber e Garota de Ipanema, parcerias de Tom com Vinicius de Morais, Conversa de Botequim, de Noel Rosa e Vadico, O Ovo, de Hermeto Paschoal, entre outros sucessos.

Ganc, flautista, saxofonista e arranjador, é formado em música erudita (flauta) pela UFRJ e música popular (saxofone) na Berklee College of Music (Boston – EUA). Participou em mais de 150 discos com músicos como Luiz Melodia,Elba Ramalho,Caetano Veloso,Gal Costa e outros.

Mário Seve, saxofonista, flautista, compositor e arranjador, é o renomado músico fundador e integrante dos quintetos Nó em Pingo D'água e Aquarela Carioca, que recebeu muitos prêmios pelo trabalho dos grupos e excursionou várias vezes pelos EUA e Europa, incluindo Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça.

Trajetória – Integrada por 25 músicos, alunos e ex-alunos do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Orquestra Kuarup Cordas & Sopros foi uma das primeiras manifestações artísticas da cidade.

O nome Kuarup vem de um ritual indígena de origem tupi-guarani no qual os mais velhos da tribo reuniam seus jovens e passavam a eles as tradições do seu povo para que se perpetuassem através das novas gerações.

A Kuarup possui um CD gravado com composições próprias e um DVD. Em sua bagagem constam apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro; no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes e no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
Em 2004 esteve na Alemanha para um intercâmbio com a escola de música Musikchule de Tübingen. No ano seguinte, quando a escola de música alemã veio a Rio das Ostras, retornou à Sala Cecília Meireles para uma apresentação conjunta com a Musikchule de Tübingen.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.