Orientadores e cuidadores sociais têm capacitação em Rio das Ostras
Qualificação, realizada nesta terça, dia 30, abordou a importância da linguagem proativa
Nesta terça, dia 30, cerca de 60 orientadores sociais, cuidadores sociais e oficineiros das unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social de Rio das Ostras participaram de uma tarde de capacitação.
A qualificação, realizada na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, contou com palestra da terapeuta Cristina Marseglia, que abordou a importância da linguagem proativa.
“Os profissionais presentes neste auditório todos os dias enfrentam momentos difíceis e, muitas vezes, lidam com pessoas que têm uma história de vida muito sofrida. A tarefa deles é transformar esse passado complicado em um presente agradável. Toda ajuda é bem-vinda nesta tarefa tão pesada. Então, por isso pensei em falar em linguagem proativa”, explicou Cristina Marseglia.
Segundo a palestrante, a somática das experiências das pessoas, tudo que vivenciam, é fundamental. “Para todas as pessoas, o jeito de contar suas experiências faz muito diferença para superar suas dificuldades”, completa.
Para Andrea Gomes, orientadora social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, a capacitação representa um momento de crescimento profissional. “Todo conhecimento engrandece a gente, acrescenta a nossa vida e ao nosso ofício”, acredita.
“Essa capacitação engradece nosso trabalho. Melhora nosso dia-a-dia, trabalhando valores fundamentais. Trabalho no Cras Central e no Cras Sul como oficineira de dança e conheço essa realidade”, relata Amanda Vasques, que atende integrantes da Terceira Idade nos Centros.
FONTE: ASCOM – PMRO.