Obras do Minha Casa Minha Vida avançam em Rio das Ostras

O sonho de 480 famílias começa a sair do papel. As obras para a construção de apartamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida estão avançando em Rio das Ostras. A construtora já realizou a limpeza do terreno e a fundação dos dois prédios que ficam no Âncora. A previsão é de que os apartamentos estejam prontos até outubro de 2015. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo para adquirir um apartamento pelo programa.

Representantes da Caixa Econômica Federal visitaram e realizaram a medição da obra no fim de agosto. Equipes das secretarias de Bem-Estar Social e Saúde realizarão ainda este ano uma visita aos potenciais beneficiários. Entre as prioridades estabelecidas nos critérios para a seleção de beneficiados do Programa Minha Casa Minha Vida estão: famílias chefiadas por mulheres, idosos, pessoas com deficiência, moradores de área de risco e moradores de Rio das Ostras há mais de cinco anos.

A Prefeitura elaborou mais quatro projetos para inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida 3, lançada pelo Governo Federal em julho deste ano. Os projetos devem beneficiar milhares de moradores de Rio das Ostras, incluindo servidores municipais.

CURSOS E EMPREGOS – O Sebrae, com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), irá oferecer em Rio das Ostras cursos profissionalizantes, ministrados por especialistas para capacitar a mão-de-obra local. Os participantes dos cursos poderão realizar a parte teórica e prática no canteiro de obras. O Banco de Empregos da Prefeitura ficará responsável pelo processo de contratação dos profissionais envolvidos no projeto. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 300 postos de trabalho a partir de setembro.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS – Com o objetivo de estimular o comércio do Município, a Prefeitura de Rio das Ostras reuniu empresários locais e a construtora RD Engenharia, licitada para as obras do Minha Casa Minha Vida, no dia 28 de agosto. 

INVESTIMENTOS – A Prefeitura de Rio das Ostras está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em infraestrutura, com iluminação, água e saneamento básico para a instalação dos dois condomínios, com 240 apartamentos cada, com área de lazer, no Cláudio Ribeiro. Todos os apartamentos serão adaptáveis a pessoas com deficiência. Próximo ao local, os moradores contarão com creche e unidade básica de saúde.

Segundo dados do IBGE, Rio das Ostras contava com cerca de 48 mil moradores em 2004. A estimativa do instituto é que o Município passe a ter mais de 125 mil moradores em 2014. Portanto, um crescimento de 190%, ou seja, mais de 80 mil moradores novos em 10 anos.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.