Novos professores concluem qualificação de duas semanas

Os 120 novos professores contratados pela rede municipal de Rio das Ostras entram esta semana em sala de aula melhor qualificados. 

Durante duas semanas, eles participaram de treinamento pedagógico na Casa da Educação. Entre os dias 17 e 21 de julho, os educadores foram informados sobre a estrutura de funcionamento da Secretaria de Educação e a proposta pedagógica sócio-interacionista, que concebe a aprendizagem como um fenômeno de interação com o outro. O treinamento teve continuidade de 24 a 28 de julho, quando puderam conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelas coordenadorias pedagógicas como Educação Inclusiva, Educação Infantil, Alfabetização, Formação de Leitores, entre outras.

Na segunda-feira, 24, o prefeito Carlos Augusto esteve na Casa da Educação para dar boas-vindas aos novos professores. A programação teve início com um variado café da manhã, seguido por uma dinâmica que possibilitou a maior integração entre todos. “A partir desta dinâmica, na qual exercitaram a confiança um no outro e o valor do trabalho em equipe, tivemos a oportunidade falar sobre a Casa da Educação, na qual podem sempre buscar apoio, informações e qualificação continuada”, explicou a coordenadora pedagógica Márcia Alves.

Durante o treinamento, os professores foram divididos em quatro grupos de acordo com o segmento no qual vão lecionar: Lúdico e Aprendizagem (educação infantil), Alfabetização e Letramento (CA e 1ª série), Leitura e Raciocínio Lógico (2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental) e Projetos de Aprendizagem (5ª a 8ª série do ensino fundamental). Através de uma exposição, com portfólios dos programas desenvolvidos, uniformes e kits de materiais escolares distribuídos aos alunos, os professores puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Educação Infantil – A qualificação dos professores da rede municipal continua a partir desta sexta-feira, dia 4 de agosto, na Casa da Educação, com a aula inaugural do Curso de Educação Infantil. No sábado, dia 5, dando continuidade ao curso, haverá um seminário com o tema “Projetos e Práticas Pedagógicas: uma reflexão possível”, no Colégio Professora América Abdalla.

“O projeto apresentado pela Secretaria de Educação foi aprovado pelo MEC, que liberou uma verba para a realização do curso”, conta Gilma Farias, coordenadora pedagógica de Educação Infantil. A turma, com 50 participantes selecionados entre os professores da rede, vai se aperfeiçoar em assuntos como arte e lúdico, projetos e práticas pedagógicas, literatura, musicalidade, desenvolvimento psicomotor e crianças com necessidades especiais. Serão ao todo 120 horas de curso, incluindo dois seminários de 10 horas cada.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.