Novos Conselheiros Tutelares e suplentes tomam posse em Rio das Ostras
Solenidade aconteceu nesta segunda, 11, no Teatro Popular e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da comunidade
A posse dos novos conselheiros tutelares de Rio das Ostras e de seus respectivos suplentes para o quadriênio 2016-2019 aconteceu nesta segunda, dia 11, no Teatro Popular e contou com a presença do Prefeito Sabino; da Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos; e do Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Sérgio Batista.
O evento também reuniu outras autoridades como o promotor Adiel da Silva França e a delegada 128ª Delegacia de Polícia Civil, Juliana Rattes, além de servidores municipais e membros da comunidade.
Na ocasião, o prefeito Sabino ressaltou a importância do trabalho que os conselheiros desempenham na sociedade e se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso. “Não é uma tarefa fácil ser conselheiro tutelar em um Município que cresce uma média de 12 por cento ao ano. Temos uma população que chega à cidade de várias partes do Brasil e até do Exterior. É óbvio que os problemas também crescem, a exemplo das drogas”, comentou Sabino.
Para a Secretária Rose Santos é um momento importante porque a sociedade que se faz representada pelos conselheiros. “Apostamos na parceria para que o trabalho seja realizado de forma cada vez mais eficaz”, destacou, enfatizando que a secretaria de Bem-Estar estará sempre à disposição para dialogar.
ELEIÇÃO –A eleição para escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Rio das Ostras e os seus respectivos suplentes, aconteceu em outubro do ano passado.
Treze candidatos foram habilitados para concorrer às vagas de titulares, na primeira vez que a eleição de todos conselheiros tutelares do País aconteceu de forma unificada. Em Rio das Ostras, mais de 3.900 eleitores participaram da escolha.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Sérgio Batista, a participação popular sempre é muito importante. “Os conselheiros tutelares têm grande importância na proteção das crianças e adolescentes em situação de risco”, destacou, lembrando que é preciso olhar com carinho por aqueles que serão o futuro de Rio das Ostras.
CONSELHO TUTELAR – A legislação determina que cidades com população a partir de 100 mil habitantes devem contar com unidade do Conselho Tutelar. Em Rio das Ostras, os conselheiros tutelares empossados são: Danielle dos Reis Andrade, Elisaldo Correia dos Santos, Luciana Alves de Souza, Marta Soriano e Dionéia Medeiros, que trabalham em regime de plantão, com a missão de acompanhar as demandas para garantir os direitos da criança e do adolescente.
Segundo o Promotor de Justiça Adiel da Silva França, foi possível realizar uma eleição tranquila, transparente e dinâmica. Ele comentou que o trabalho é árduo e as dificuldades existem, mas se colocou à disposição. “Todos os conselheiros podem contar com a presença direta do Ministério Público”.
Na mesma sintonia, a delegada 128ª Delegacia de Polícia Civil, Juliana Rattes, enfatizou a participação da Polícia Civil no que for necessário. “Os conselheiros devem atuar para que os direitos sejam respeitados e a sociedade precisa estar atenta e cobrar para que o Conselho Tutelar tenha seu trabalho facilitado”, disse a delegada.
FONTE:
Departamento de Jornalismo