Núcleo de Educação Ambiental promove oficina

Núcleo de Educação Ambiental promove oficina de horta orgânica para as escolas

Educadores de Rio das Ostras recebem orientação sobre como trabalhar a horta de forma pedagógica

O Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras promoveu uma oficina nesta terça-feira, dia 9, no Parque dos Pássaros, para cerca de 50 educadores das unidades de ensino que já implantaram hortas orgânicas. Com a assessoria do técnico agrícola Leandro Lima e da educadora Gabriela Bonfim, os participantes receberam orientações sobre como cuidar e trabalhar de forma pedagógica as hortas.

“Todos os participantes recebem informações práticas, inclusive de jogos, atividades e experiências que professores de diferentes disciplinas podem desenvolver nas hortas”, afirma Cláudia Corrêa, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Cláudia lembra que cada unidade de ensino vai traçar três metas relacionadas à horta para serem desenvolvidas ao longo do ano.

Implantadas com a assessoria de técnicos agrícolas, as hortas orgânicas são acompanhadas ao longo do ano. “A cada 30 dias, visitamos as escolas para reposição de mudas e pulverização de produtos orgânicos, caso haja necessidade de combater pragas”, explica Leandro. Nas hortas são plantadas diferentes verduras e legumes como alface, espinafre, beterraba, cenoura, rabanete, nabo e outros, utilizados na merenda escolar.

Atualmente, 27 unidades de ensino, incluindo a Creche Municipal Valdira Flausino, os três Centros Integrados de Convivência administrados pela Secretaria de Bem-Estar Social e a Escola Estadual Jacintho Xavier, possuem hortas orgânicas. A implantação depende da adesão das escolas, que precisam ter uma área reservada para o plantio.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.