Moradores e turistas se divertem na Festa da Colheita

Festança com boa comida, diversão, música e muitas gargalhadas com os shows de humor. Essa foi a receita de sucesso da II Festa da Colheita em Cantagalo, Rio das Ostras, que aconteceu dias 13 e 14 de outubro, promovida pela Prefeitura de Rio das Ostras. 

A localidade se enfeitou para receber os moradores e turistas, que lotaram o evento. A festividade celebrou a safra recorde de feijão do município e premiou os agricultores campeões de produção.

Prestigiaram a festa o Prefeito Carlos Augusto, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, os vereadores Alcemir Jóia, Rosenildo Corrêa Viana, Edílson Gomes Ribeiro, Robson Carlos de Oliveira Gomes e o Presidente da Associação de Produtores Rurais de Cantagalo, Paulo César Martins Pedreira e secretários municipais. As autoridades entregaram troféus e prêmios de maior produção – conquistado pelo agricultor Antônio José Belmonte Saraiva, com 5040 Kg colhidos – e maior produtividade (produção por hectare): em primeiro lugar, Valdir Souza Ramos, com 1636 Kg/ha, em segundo, Antônio José Belmonte Saraiva, com 1527Kg/ha, e em terceiro lugar, Waldemir Alves Barcelos, que colheu 1388Kg/ha.

“Para nós, produtores, esse apoio da Prefeitura é fantástico. E com essa festa toda, a gente se sente recompensado. É um incentivo para o próximo ano, que a produção será ainda maior”, disse orgulhoso o produtor Valdir.

Na festa foram servidos diferentes pratos à base de feijão. Além disso, a diversão ficou por conta de shows de humor, música brasileira e regional, brincadeiras para as crianças, sorteio de brindes e venda de artesanato.

O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com participação de várias outras secretarias.

Encontro Técnico

Como início da festividade, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu o 1o Encontro Técnico sobre a Cultura do Feijão em Rio das Ostras. O encontro recebeu os pesquisadores da Embrapa, especialistas em cultura de feijão, Dr. Corival Cândido da Silva e Dr. Cláudio Bragantini que, junto com o engenheiro agrônomo da Secretaria, Edemir Oliveira, passaram aos agricultores importantes informações sobre o cultivo do feijão e como melhorar a produção. A nutricionista da Secretaria de Saúde, Dra. Herika Costa, falou sobre os aspectos nutricionais do feijão, um alimento saudável. O objetivo do encontro, segundo o Secretário de Meio Ambiente, Max José de Almeida, é oferecer qualificação técnica aos produtores e trocar informações relevantes para aprimorar o projeto da Prefeitura de apoio ao produtor rural.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.