Merendeiras fazem cursos de qualificação

Profissionais aprendem a aproveitar integralmente os alimentos e a fazer  tortas e pães

Cerca de 180 merendeiras que atuam nas unidades de ensino da Rede Municipal de Rio das Ostras estão passando por cursos de aperfeiçoamento no período de recesso escolar. No programa da qualificação estão oficinas de aproveitamento integral de alimentos, pães e tortas, treinamento sobre manuseio, preparo e segurança alimentar.

“Nosso objetivo é introduzir novos alimentos no cardápio escolar e, ao mesmo tempo, orientar as merendeiras para que tenham uma alimentação mais variada e saudável”, explica Gládis Cardoso, nutricionista da Secretaria de Educação.

         Na terça-feira, dia 14, na Escola Municipal Cidade Praiana, foi promovida a oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos pelo Núcleo de Educação Ambiental, parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Durante a oficina, ministrada pelo técnico agrícola Leandro Lima, as merendeiras aprenderam a fazer deliciosas receitas utilizando as cascas e os talos dos alimentos.

         “Trabalhei num restaurante de comida vegetariana e já conhecia algumas receitas. Mas o molho de melancia, em substituição ao de tomate, e a feijoada com talos foram excelentes novidades que podem ser usadas no cardápio das escolas”, afirma Silvia Helena Souza, merendeira da Cidade Praiana.

         As merendeiras Roseane Araújo e Lúcia Maria Costa, que atuam na Escola Municipal Arco-Íris, também aprovaram a iniciativa. “Valeu a pena fazer o curso. O que aprendi aqui vai ser aproveitado não apenas na merenda, mas também em minha casa”, disse Roseane.  “O doce com casca de abóbora ficou delicioso e vai fazer sucesso com as crianças”, completa Lúcia, lembrando de uma das receitas aprendidas na oficina.

Pães e tortas – A capacitação continuou na quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, com curso de confecção de pães e tortas, uma parceira com a Secretaria de Turismo, ministrada na Padaria Escola. Na sexta-feira, 17, a oficina de Reaproveitamento Integral de Alimentos foi repetida para um outro grupo de merendeiras no Colégio Municipal Professora América Abdalla.

Na próxima terça-feira, dia 21, será realizada a conclusão do curso de capacitação na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, com orientações sobre manuseio e preparo dos alimentos. Na quarta-feira, dia 22, o grupo de nutricionistas vai assistir a peça “Edmunda” no Teatro Popular de Rio das Ostras.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.