Jovens são contratados para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz

Os 80 jovens de Rio das Ostras selecionados para participar do Programa Petrobras Jovem Aprendiz assinaram na terça-feira, dia 6, o contrato de trabalho com a Fundação Pró-Cefet, que é parceira da Petrobras no Programa. Os contratos têm a duração de dois anos.

A partir da próxima segunda-feira, dia 12, os jovens começam a ter aulas, na sede do Cefet, em Macaé. Durante cinco meses, eles terão aulas de Cidadania, Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Empregabilidade, entre outros temas. Após esse período, cada jovem irá fazer um curso profissionalizante no Senai (Serviço Nacional da Indústria) na área em que escolher. Ao final do curso, os jovens serão encaminhados para a vivência profissional, quando irão fazer estágio em empresas, instituições ou órgãos públicos, de acordo com a área em que tiverem se qualificado, até que completem os dois anos do Programa.

Durante todo o período do contrato, os jovens terão carteira assinada, receberão um salário mínimo mensal, ticket alimentação, vale transporte, seguro de vida, férias, 13º salário e todos os benefícios previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Participaram da cerimônia de assinatura dos contratos, a secretária de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, Márcia Almeida; o gerente de Recursos Humanos da Fundação Pró-Cefet; Geovani Araújo; e a diretora de Trabalho e Extensão do Cefet, Carla Patrão Aquino, além das educadoras do Programa e dos pais e responsáveis dos jovens selecionados.

A secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras destacou a importância da inclusão social por meio da educação e a qualificação profissional. “A verdadeira inclusão social se dá através do trabalho. Com certeza, a participação neste programa vai fazer diferença para esses jovens e suas famílias”, disse Márcia.

A estudante Agatha Penélope da Costa Barbosa, de 17 anos, que cursa a 8ª série do Ensino Fundamental, acredita que a participação do Programa vai ser muito boa para ela. “Eu vou poder trabalhar e ajudar minha família”, disse ela, cujos pais estão desempregados.

Para o estudante Wilson Luiz de Matos Santana, de 17 anos e que está na 2ª série do Ensino Médio, o Programa vai lhe dar uma boa oportunidade de qualificação profissional. “Penso em fazer um curso na área de informática ou de petróleo. O Programa vai me ajudar a ter um futuro melhor”, disse ele.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz já atende a 2.550 jovens em todo o país, sendo 650 na região de Campos e Macaé. O Programa oferece capacitação técnica e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em situação de pobreza. No próximo dia 23 de junho, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz será lançado oficialmente em Macaé, com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e de todos os jovens da região atendidos pelo Programa.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.