Jovens debatem sobre saúde em Rio das Ostras

Participantes do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente criaram maquete da unidade de Nova Cidade

 Nesta terça-feira, 1º de julho, os jovens participantes do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Adolescente (Nasa) apresentaram uma maquete do Centro de Saúde de Nova Cidade, onde funciona o núcleo. O trabalho realizado pelo grupo é resultado dos debates, entre os jovens e a equipe da unidade, sobre saúde e cidadania, e servirá de base a outras atividades.

Durante a apresentação, os adolescentes falaram sobre os serviços oferecidos na unidade e sobre a importância do núcleo. A produção da maquete envolveu todos os jovens e serviu para sensibilizá-los quanto ao papel de cada um na construção da cidadania.

A coordenadora do Nasa, Andréa Viana, relacionou o evento ao objetivo principal da iniciativa.

"Falar sobre saúde do adolescente é muito mais do que discutir sobre doenças sexualmente transmissíveis. É conversar sobre o dia-a-dia do jovem, suas ansiedades, dúvidas, dificuldades, sobre saúde integral", disse a coordenadora. 

O Nasa oferece, além da consulta de saúde tradicional, um atendimento integral aos adolescentes, de 10 a 19 anos, que participam de reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano, como amizade, relação familiar, auto-estima, vida sexual, entre outros.

Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, dentista, técnico de higiene dental e educador.

Além do Centro de Saúde de Nova Cidade, o Nasa também conta com um grupo no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.

— FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.