IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa)

Rio das Ostras é apresentada como exemplo no combate à Dengue em simpósio nacional

Evento acontece de 23 a 26 de novembro em Fortaleza
O trabalho de combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras será destaque no IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), de 23 a 26 de novembro, em Fortaleza. A ação de controle da doença será apresentada como experiência bem sucedida e exemplo para o País.

Rio das Ostras tem conseguido manter o menor índice de incidência de Dengue na Região: 2,6 casos a cada mil habitantes, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, publicados até 20 de agosto de 2008. O índice de infestação predial pelo mosquito foi reduzido de 3%, em 2002, para 1% em 2007 e, este ano, chegou a apenas 0,4%.

Segundo o diretor do departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, Leônidas Heringer, que representa o município no simpósio, as características da cidade – de clima propício à proliferação do mosquito e próxima a áreas de epidemia – tornam complexo o controle da doença.

"Nosso objetivo é manter o índice de infestação do Aedes aegypti abaixo de 1%. Para isso, são planejadas e desenvolvidas diversas ações integradas", explica o diretor.

Como diferencial, Rio das Ostras é um dos poucos municípios do Brasil a utilizar o biolarvicida BThorus, desenvolvido pela Embrapa. Também foi aumentado o efetivo de servidores que atuam no combate à Dengue. A Prefeitura desenvolve ainda projetos educativos junto à comunidade e conta com equipes de trabalho especiais para inspeção a imóveis de difícil acesso e resistentes às outras ações.

O IV Simbravisa reúne técnicos e pesquisadores da área de Vigilância Sanitária de diferentes estados brasileiros, nas três esferas públicas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.