Integração entre os Conselhos do Orçamento Participativo apresenta a metodologia para 2011
Evento será dia 29 no Espaço Renascer a partir das 10h
A Secretaria de Planejamento de Rio das Ostras promove no próximo domingo uma integração entre os conselheiros dos orçamentos participativos adulto e jovem e apresenta a metodologia que será aplicada este ano pelo Orçamento Participativo Jovem aos estudantes das redes municipal, estadual e particular. O evento será na próximo dia 29, entre 10h e 16h, no Espaço Renascer da Terceira Idade, que fica na Renascer, 145 – Jardim Campomar.
A metodologia em 2011 será diferenciada de acordo com a faixa etária dos alunos. Para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental será feita uma apresentação teatral. Para falar do tema aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a metodologia será baseada no hip hop e na street dance.
Alunos do 8º e 9º anos e do Ensino Médio participarão de um concurso em que terão que elaborar projetos variados com temas ligados as áreas de saúde, educação, saneamento, gestão ambiental, infraestrutura, juventude participativa e participação popular. Os participantes poderão se inscrever nas categorias texto, desenho, mural, quadrinhos, maquete ou livre.
De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a mudança na aplicação do OP Jovem é necessária para despertar o interesse dos alunos. “Esta é uma forma de motivarmos os estudantes e, por ser um tema técnico, fazer com que eles saiam da rotina. A finalidade é transformar esta ação em um momento prazeroso para todos os envolvidos”, disse.
No domingo, durante a integração, todos os participantes também terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre combate à dengue ministrada por profissionais da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras.
O encontro já tem confirmadas as presenças das professoras Jane Milan, da Secretaria Estadual de Educação; e Valéria Ferrari, da Secretaria Estadual de Fazenda, membros do Grupo de Educação Fiscal do Governo Federal; a professora Claudia Tannus Gurgel do Amaral que está fazendo doutorado sobre orçamento participativo nas cidades; e coordenadores do orçamento participativo da Prefeitura de Macaé.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo