Inpa faz limpeza de trilhas na Serra da Careta

Inspetoria de Proteção Ambiental faz limpeza de trilhas na Serra da Careta

A Inspetoria de Proteção Ambiental (Inpa) da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras realizou uma expedição nos últimos dias 10 e 11, na Serra da Careta, com o objetivo de fazer limpeza e retirada de armadilhas nas trilhas.

No local, os agentes encontraram lixo, como sacolas plásticas, garrafas e pilhas velhas, além de abrigos de caçadores. O local é Área de Proteção Permanente (APP) e a caça e degradação são crimes ambientais sujeitos à multa e à prisão.

 De acordo com o subtenente Rangel, inspetor do Inpa, em breve será instalada uma base da inspetoria no local. “Pelos vestígios que encontramos, percebemos que pequenos grupos têm vindo à serra para captura de animais silvestres. Então, faremos expedições aqui com maior frequência e pretendemos instalar uma base nossa no local para aumentar a fiscalização”, afirmou.

 Lagoa de Imboassica- O Inpa intensificou a fiscalização na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) de Itapebussus, no entorno da Lagoa da Imboassica, no limite entre Rio das Ostras e Macaé. O objetivo é impedir o tráfego de veículos na restinga, que destrói a vegetação nativa e mata as tartarugas que desovam no local. Agentes da inspetoria percorrem a área diariamente, fechando trilhas. Todas as ações são comunicadas ao Ministério Público. Quem for pego com motocicletas ou carros no local pode ser multado e preso.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.