Imprensa nacional elogia aplicação de royalties em Rio das Ostras
Reportagens de domingo do Estado de São Paulo e do Globo destacam investimentos em saneamento
Na reportagem “Renda do Petróleo: modos de usar” do (Estadão) foram ouvidos moradores de diferentes cidades produtoras. O repórter visitou as cidades que recebem royalties para averiguar se estavam utilizando bem ou mal essa receita.
Segundo a matéria, Rio das Ostras aparece como bom exemplo. O texto atesta que a prefeitura usou os repasses para investir em saneamento, como a estação de tratamento de esgoto e o emissário submarino. O jornal destaca que o número de escolas triplicou e que os investimentos na educação propiciaram o salto do 24º para o 3º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Estado do Rio. A matéria traz ainda o depoimento de uma moradora que reconhece os avanços do município desde que chegou à cidade, há 14 anos.
O texto inclui também uma fala do prefeito Carlos Augusto, ponderando sobre o crescimento populacional. “O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (PMDB), gosta de ter a cidade como bom exemplo do uso dos royalties, mas admite que ainda precisa de uma década para universalizar os serviços básicos”, descreve o repórter.
O Globo – A edição de domingo, 21, do Globo, setor de Economia, também apresentou uma reportagem destacando que Rio das Ostras investiu na Zona Especial de Negócios e em saneamento básico. O texto mostra o que a cidade vem fazendo para reduzir a dependência dos repasses dos royalties e assim como o Estadão aponta o crescimento populacional como um grande desafio a ser enfrentado pelo município.
FONTE: SECOM – PMRO.
Assuntos relacionados:
Leia mais sobre Royalties aqui …