IBGE: Rio das Ostras tem quase 70 mil habitantes

Instituto divulga dados preliminares do censo no município 

A população de Rio das Ostras já ultrapassou a marca de 68 mil habitantes, de acordo com dados preliminares contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Representantes do Instituto se reuniram na quarta-feira, dia 15, com o prefeito Carlos Augusto para divulgar as primeiras informações sobre o censo realizado no município.

– Rio das Ostras é a cidade que tem a maior taxa de crescimento do Estado. No censo de 2000, a população do município era de 36 mil habitantes e hoje já são quase 70 mil moradores – observou o coordenador do censo do IBGE, Roni Andrade Vieira.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto, as localidades do município que apresentaram a maior taxa de crescimento foram Cidade Praiana e Nova Cidade, que é o bairro mais populoso da cidade.

Carlos Augusto destacou a importância da contagem populacional para o município.

– Com a atualização dos dados oficiais, serão revistos nossos repasses de verbas federais e estaduais. Esses recursos são muito importantes para a realização de obras de infra-estrutura em nossa cidade, onde chegam novos moradores a cada dia – ressaltou o prefeito.

A contagem populacional em Rio das Ostras foi iniciada no dia 16 de abril deste ano e ainda não tem data para ser concluída, já que o IBGE fará uma "varredura", voltando às residências onde ainda não foi feito o recenseamento por estarem fechadas quando foram visitadas pelos pesquisadores. Atualmente, 30 recenseadores trabalham para fazer a contagem populacional no município.

– As pessoas que não responderam ao censo devem procurar o IBGE para informar o melhor horário para receberem o recenseador – disse o coordenador das comissões censitárias do Instituto, Celso Mendes, acrescentando que as visitas podem ser agendadas pelo telefone (22) 2771-2138.

Os números oficiais da contagem populacional que o IBGE está realizando em todos os municípios brasileiros com menos de 170 mil habitantes devem ser divulgados até o final deste ano.

Também participaram da reunião, os membros da Comissão Censitária Municipal, Rosemarie Teixeira (secretária de Planejamento), Samuel Mendes de Oliveira (presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores – IPASRO), Ivan Noé (assistente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca), além da agente censitária municipal do IBGE, Taísa Sawczuk, responsável pelo censo no município.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.