Hora do Planeta: Rio das Ostras convida população
Ato simbólico contra o aquecimento global acontece neste sábado, dia 27, e luzes da ponte sobre rio das Ostras serão apagadas
O Brasil participa pelo segundo ano da Hora do Planeta, promovido pela ONG de conservação da natureza WWF, e Rio das Ostras marca mais uma vez presença no ato simbólico contra o aquecimento global. Neste sábado, dia 27, das 20h30 às 21h30, quando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo apagarem as luzes em adesão à iniciativa, as lâmpadas da moderna ponte estaiada sobre o rio das Ostras também serão desligadas. Ao mesmo tempo, na Praça José Pereira Câmara, haverá um concerto da Banda da Guarda Municipal sob a luz de velas. O Núcleo de Educação Ambiental (Neam), coordenador do evento na cidade, convida os moradores a participar do movimento se cadastrando no site www.horadoplaneta.org.br.
A adesão à Hora do Planeta na cidade marca também o encerramento da Semana da Água organizada pelo Neam. “Na Praça José Pereira Câmara, a partir das 17h, teremos estandes de organizações ambientais abertos à visitação”, conta Cláudia Corrêa, coordenadora do Núcleo. Entre os que confirmaram participação estão a Reserva Biológica União, Consórcio Intermunicipal da Macro Região Ambiental 5 (MRA-5), que inclui os rios Macaé e das Ostras, ONG Mare – Meio Ambiente, Respeito e Esporte e Programa Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-Estar Social, entre outros.
Ao redor do mundo – A Hora do Planeta começou em 2007, envolvendo apenas moradores de Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram ao movimento. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, a ação superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos do mundo, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor e do Congresso Nacional no Brasil, ficaram uma hora no escuro.