Guardas Municipais são voluntários na doação de sangue

Ato de solidariedade ajuda a salvar vidas

Pelo menos uma vez por mês um grupo de guardas municipais se mobiliza para doar sangue. Um ônibus da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura de Rio das Ostras leva os voluntários até a sede do Hemolagos, em Cabo Frio, onde é feito a coleta. Na última terça-feira, dia 24, 15 recrutas, praticaram o ato solidário e ajudaram a abastecer o Banco de Sangue da região.

A superintendente de Supervisão e Comunicação da Secretaria de Ordem Pública, Iranete Antunes, conta que há 16 anos está à frente da mobilização para sensibilizar os guardas a serem doadores. “Ninguém é obrigado a doar. O que tentamos mostrar é a importância e a diferença que faz para uma vida este gesto solidário”.

Todas as pessoas que doam sangue têm direito a um dia de folga.

REQUISITOS PARA A DOAÇÃO – A coleta é rápida e simples. Pode doar sangue pessoas entre 18 e 65 anos que possuam hábitos de vida saudável e se encontrem bem de saúde, exceto aquelas que estejam em jejum prolongado ou tenham ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes da doação. Não podem ser doadoras pessoas que tenham feito cirurgia recentemente, sejam portadoras da Doença de Chagas ou Malária, estejam grávidas ou utilizando medicamentos.  

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.