Guardas ambientais de Rio das Ostras pedem cautela de motoristas com a travessia de animais silvestres na Rodovia

A Inspetoria de Proteção Ambiental – Inpa, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, alerta aos motoristas que circulam pela Rodovia Amaral Peixoto, entre Mar do Norte e o limite com Macaé, terem cuidado para não atropelar os animais silvestres que muitas vezes fazem a travessia, já que a área de conservação de Itapebussus margeia a estrada.

“Somente este ano foram atropelados e mortos dois cachorros-do-mato, por isso gostaríamos de fazer um apelo a todos os motoristas, que, ao verem um animal silvestre atravessando a pista, diminuam a velocidade ou parem o carro, deixando o animal passar”, solicitou o coordenador da Inpa, Tenente Rangel.
Segundo o biólogo Éderson Rodrigues, guarda da Inpa, o cachorro-do-mato é um animal silvestre ameaçado de extinção no Estado do Rio de Janeiro, embora ele ainda seja bastante presente nas Unidades de Conservação e Áreas de Proteção de Rio das Ostras.
Há uma semana, guardas ambientais avistaram um cachorro-do-mato da espécie Cerdocyon thous em uma das Unidades de Conservação do município durante um patrulhamento.
Rodrigues explica que o desmatamento e as queimadas reduzem cada vez mais o habitat do cachorro-do-mato, fazendo com os animais possam aparecer próximos a cidade. Entretanto, Éderson frisa que todo animal silvestre deve ser recolhido somente por especialistas treinados e com equipamentos especiais.
O resgate de animais, autorizado feito pelos guardas ambientais da Inpa em área urbana, e o patrulhamento nas Unidades de Conservação são ações constantes em Rio das Ostras. “Nosso trabalho contribui para o combate ao contrabando de animais silvestres e para coibir invasões e construções em áreas proibidas por lei”, destacou Rangel.
A Inpa recebe denúncias anônimas sobre questões que envolvem o meio ambiente. As ligações são gratuitas e podem ser feitas todos os dias, a qualquer horário, pelos telefones 199 e 0800 226301.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.