Guarda-Vidas da Prefeitura Rio das Ostras têm trabalho intenso na alta temporada

Entre o dia 31 de dezembro e primeiro final de semana do ano foram 40 pessoas salvas pelas equipes

 

Como já era previsto, o trabalho dos guarda-vidas da Prefeitura de Rio das Ostras está mais intenso desde o final do ano, com o início da alta temporada. Do dia 31 de dezembro até o primeiro fim de semana de 2015, as equipes já salvaram 40 vítimas de afogamento. Esse número é quatro vezes maior do que a média mensal de salvamentos na baixa temporada.

Os guarda-vidas da Secretaria Municipal de Segurança Pública atuam como apoio aos homens do Corpo de Bombeiros, órgão que tem a responsabilidade pelo monitoramento e salvamento nas praias e lagoas da cidade e do Estado.

As bases das equipes da Prefeitura se localizam nas praias do Mar do Norte, Boca da Barra, Bosque, além das Lagoas Salgada e do Iriry (em dois pontos: ao lado da lagoa e na junção com a praia).

EFETIVO – Neste ano a  Secretaria de Segurança Pública conta com 16 homens que trabalham diariamente nos locais com maior concentração de banhistas. Os guarda-vidas também têm o apoio de bote inflável e equipamentos como pranchão e rescue tube (boia para salvamento).

De acordo com o coordenador de Proteção Ambiental, Gilberdan Gomes, os dias de forte calor registrado na região vêm contribuindo para a atração de um grande volume de banhistas às praias da cidade.

“Até mesmo a temperatura da água está mais alta do que de costume, o que acaba estimulando que mais pessoas entrem no mar, aumentando o risco de afogamento”, explica Gilberdan. Ele chama a atenção ainda para o perigo do mar de Costazul e Mar do Norte, onde existem ondas altas e forte correnteza. “Os banhistas precisam respeitar as bandeiras de sinalização”, finaliza o coordenador.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.