Francischetti mostra versatilidade de sua obra em exposição na Casa da Cultura

Francischetti mostra versatilidade de sua obra em exposição na Casa da Cultura Paisagens, retratos e quadros contemporâneos estão reunidos na mostra

Desde que chegou em Rio das Ostras, na década de 90, o artista plástico Valdemar Francischetti tem usado sua paleta de tintas multicolorida para registrar as belas paisagens da cidade. 
O pintor paulista, no entanto, não é apenas um talentoso paisagista e também faz retratos, nus e obras contemporâneas. Um pouco da versatilidade de Francischetti pode ser conferida desde segunda-feira, dia 8, na mostra individual em cartaz na Casa da Cultura.

A exposição, que faz parte das comemorações pelo 10º aniversário da Fundação Rio das Ostras de Cultura, também marca os 55 anos de pintura de Francischetti. "Ganhei a minha primeira aquarela aos 6 anos e não parei mais de pintar", diz ele.

Durante os 30 anos, Francischetti conciliou a pintura com o trabalho como militar e, ao sair do Exército, pôde dedicar-se exclusivamente às artes plásticas. Em seu atelier, no Loteamento Atlântico, ele produz os seus quadros e dá aulas de desenho e pintura. "Aqui me sinto como se estivesse no paraíso. O meu atelier é o melhor lugar do mundo", afirma.

Francischetti produz as próprias tintas, inclusive pigmentos nos tons de terra, telas e alguns dos muitos pincéis responsáveis por dar vida às suas obras. "Não encontro as cores da natureza de Rio das Ostras nas tintas industrializadas e por isso decide criar as minhas tintas", explica.

Na exposição na Casa da Cultura, os visitantes vão poder conferir, além de marinas e paisagens de Rio das Ostras, obras contemporâneas como "Desejos" e "Retirantes". Em alguns trabalhos, Francischetti usa suportes diversificados como bagum.

A Casa da Cultura fica na Rua Dr. Bento Costa Junior, 70 – Centro. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 18h, até o dia 31 de outubro. Entrada franca.

fonte: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.