Fórum promove a educação para o trânsito nas escolas de Rio das Ostras

Projeto foi apresentado para comunidade escolar e primeiro Fórum está marcado para o dia 10 de outubro, na escola Inayá Moraes

Promover o debate sobre segurança no trânsito, ouvindo sugestões e esclarecendo dúvidas da comunidade. Esses são os objetivos do Fórum de Educação para o Trânsito, que teve o lançamento oficial nesta sexta-feira, dia 23, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla. O evento reuniu gestores municipais, diretores de escolas, professores e estudantes. A secretária de Educação, Andrea Machado, e o chefe de Gabinete, Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, falaram da importância do fórum para a melhoria do trânsito na cidade.
“Agradeço a Guarda Municipal pela parceria também nesse projeto. Temos contado sempre com o apoio da Guarda, que realiza um trabalho fantástico na Ronda Escolar, auxiliando os alunos na travessia das ruas na entrada e saída das unidades de ensino. Com o fórum e as demais iniciativas de educação para o trânsito, buscamos trazer para pauta diária o tema mobilidade urbana, fazendo dos nossos alunos protagonistas, verdadeiros agentes da paz”, afirmou Andrea Machado.
O crescimento populacional da cidade como gerador de problemas no trânsito foi lembrado por Aldem Vieira, que ressaltou a importância do novo projeto. “Tenho certeza de que esse fórum vai promover um debate muito atual, estimulando professores e alunos a pensar em formas de evitar acidentes. Acredito que toda a comunidade, associações e igrejas também serão motivadas a abraçar essa ideia”, destacou o chefe de Gabinete.
Representando o subsecretário de Segurança Pública, Walmir de Paula, o diretor de Trânsito da Guarda Municipal, Paulo César Rodrigues, falou da emoção de ver o trabalho educativo iniciado em 2002, na gestão anterior do prefeito Sabino, ter continuidade. Em seguida, o GM Giliard Silveira, diretor do Departamento da Infração do Trânsito, abordou o tema segurança no trânsito.
A coordenadora dos Projetos de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Rezende, que está à frente também do fórum, informou sobre a estrutura desse evento. “Teremos sempre uma palestra sobre segurança no trânsito, em seguida um momento de debate, aberto para a participação da comunidade, e por fim haverá a elaboração do “Cenário de Risco”, um relatório sugerido pelo Detran que será construído por um formulário geral, no qual relacionaremos todos os problemas e riscos para o trânsito existentes no entorno da escola, e por relatórios individuais. Esses últimos serão produzidos por cada participante do fórum, que vai enumerar as dificuldades encontradas no trajeto feito da casa para escola e vice-versa. O documento será encaminhado para a Prefeitura, apontando todos os problemas de trânsito da área”, explicou.
FÓRUM – O primeiro Fórum de Educação para o Trânsito será realizado no dia 10 de outubro, às 18h, na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Vilage. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, esses fóruns serão realizados a cada dois meses em diferentes unidades de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas escolas está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.