Festival de Futebol Adaptado reúne mais de 100 atletas de toda a região em Rio das Ostras
Evento serviu como seletiva para convocação da Seleção que vai disputar ano que vem o Mundial no Chile
O sábado foi pra lá de especial no Centro Esportivo Francisco Leite. Pelo menos para cerca de 100 atletas que disputavam o Festival de Cinco e de habilidades individuais, ambos adaptados para pessoas com deficiência intelectual, promovido pela Special Olympics Brasil, com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
O torneio, válido como uma das seis seletivas nacionais para a convocação da Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo em 2014 no Chile, reuniu equipes de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Araruama, Armação de Búzios, Cabo Frio.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, este evento é um orgulho para o município. “A criação do Departamento de Paraesporte foi fundamental para essa conquista que não para por aqui. A partir dessa segunda, dia 12, vamos começar uma pesquisa, em parceria com as secretarias de Educação, de Saúde e Bem-Estar Social, para sabermos realmente as reais interesses e necessidades dos portadores de deficiência da cidade na área esportiva. Com esses dados poderemos criar escolinhas específicas para cada segmento. Tenho certeza de que ainda vamos evoluir muito nesta área”, declarou Betinho.
Na opinião da diretora da Apae Rio das Ostras, o trabalho na área de esportes vem sendo desenvolvido há nove anos e essa possibilidade de ter atletas convocados para Seleção Brasileira demonstra a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.
Tiago Siqueira faz parte da Comissão Técnica da Seleção Brasileira e é o responsável pelas indicações de atletas para o técnico que vai definir o time que vai participar da primeira Copa Mundial de Futebol da Special Olympics, com a participação de 24 países. Segundo ele, Rio das Ostras tem grandes chances de ter atletas convocados para a seleção, ” A expectativa aqui nesse Festival é a melhor possível. Pelo menos três atletas têm reais chances de participar do Mundial no ano que vem. Falo isso porque ficamos bem impressionados no período que tivemos aqui para a capacitação dos professores de Educação Física”, alertou Tiago, lembrando que a convocação final será somente no final do ano depois de todas as seletivas que serão realizadas no País.
O atleta Pablo Vinicio Amorim Amoras, de 17 anos, da Apae Rio das Ostras, está entusiasmado com a possibilidade de ser convocado para representar o Município e o País no Mundial. “Estou adorando essa possibilidade. Vou continuar treinando muito para ser convocado”.
De acordo com Ana Paula Soares, diretora executiva da Special Olympics Brasil, o Festival faz parte do Projeto Somos, que tem por objetivo disseminar a prática do futebol para pessoas com deficiência intelectual.
Atualmente, são mais de quatro milhões de atletas com deficiência intelectual em todo o Mundo. “A abordagem pedagógica do programa desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas. Dentre os benefícios estão o aumento da confiança no corpo, a melhora da autoestima, o desenvolvimento da independência e autonomia, contribuindo com o fortalecimento da capacidade de inserção na sociedade”, explica a diretora da entidade.
SPECIAL OLYMPICS – A Special Olympics é um movimento fundado na década de 60, nos Estados, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte. Entre os embaixadores da Special Olympics no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha, Robson Caetano, Lars Grael, entre outros.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo