Feras do ciclismo disputam Tour do Rio em Rio das Ostras neste fim de Semana

A elite do ciclismo mundial chega a Rio das Ostras neste fim de semana com o Tour do Rio, a maior competição da modalidade realizada no país. No sábado, 31, a Cidade receberá a chegada da quarta etapa da competição.

A estimativa é de que os primeiros competidores cheguem por volta das 12h à estrutura que será montada em frente à Prefeitura do Município. Já no domingo, a emoção fica por conta da largada da quinta e última etapa da competição, a partir das 7h, no mesmo local. A prova começou nesta quarta, 28, na Barra da Tijuca. Ao todo, os ciclistas vão encarar 808 km de estradas, passando por todo o Estado. Serão 10 equipes nacionais e oito estrangeiras.

O Tour do Rio 2013 é dividido em cinco etapas. Os atletas partiram da Barra da Tijuca tendo como destino Angra dos Reis. Depois eles partem com os carros das equipes para Três Rios, de onde fazem a largada para a prova que percorrerá cinco municípios, quase nos limites com Minas Gerais. No terceiro dia, os ciclistas seguem em direção a Teresópolis, Região Serrana do Rio, o trecho com maior altimetria da competição. A quarta etapa vai de Teresópolis a Rio das Ostras. O último e decisivo percurso da edição 2013 sai de Rio das Ostras em direção ao disputado pódio, na cidade do Rio de Janeiro, passando pela Ponte Rio-Niterói, a maior da América Latina.

O Tour do Rio é uma realização do Instituto Faça, com organização da Conexão e supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte pelo Ministério do Esporte. Conta com patrocínio e apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Taesa, Globo, Firjan e Peugeot, além da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras.

CAMPEÕES – Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios. Os ciclistas disputam bonificações que ajudam no caminho até o título.

CIDADE BIKE – O apoio da Prefeitura ao Tour do Rio faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olimpíadas do Rio 2016.

CORES DA VITÓRIA – Uma das curiosidades da prova são as camisas que identificam os líderes, os vencedores de etapa e de diferentes categorias. O líder geral da prova ostenta uma camisa amarela para se destacar dos demais. O campeão do Tour leva a camisa para casa. É o objeto mais desejado por todos os ciclistas. Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme, fica com o prêmio de “montanhista” e, na etapa seguinte, veste a camisa branca com bolas vermelhas, que o identifica como vencedor desta categoria. Os competidores de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida, ao passarem por uma marca sinalizada no chão tem o direito de vestir a camisa verde. Já a camiseta branca, segue as mesmas regras do Líder da competição, porém é direcionada aos atletas com menos de 23 anos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.