Experiência do OP Jovem é tema em Conferencia Internacional

Conselheiros participam de grupo de trabalho na IX Conferência Internacional Jovem de Cidadania, Democracia e Participação, na Itália
 As conquistas do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras, iniciativa da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, vão ganhar divulgação internacional. Representantes da Secretaria e conselheiros do Orçamento Participativo Jovem estarão presentes na IX Conferência Internacional Jovem de Cidadania, Democracia e Participação, que acontece entre 18 e 22 de novembro, em Reggio Emilia, na Itália. A viagem dos jovens é um apoio cultural oferecido pela Foz do Brasil, da Organização Odebrecht.

Os adolescentes vão integrar um grupo de trabalho no evento e mostrar como o projeto é desenvolvido no município. O convite para atuar na conferência partiu do Observatório Internacional da Democracia Participativa – OIDP, em reconhecimento ao sucesso da implantação do OP Jovem no município e à inscrição do projeto na VIII Conferência em 2008.

Os trabalhos do grupo são coordenados pela Junta de Freguesia de Carnide, de Portugal, e tem como tema: “Crianças e Jovens – Cidadãos e Processos Participativos”. Os objetivos do grupo são a compilação de projetos sobre o tema com o propósito de construir uma base de dados a ser utilizado pela OIDP e todos aqueles que desejam promover a discussão em torno dos processos participativos que envolvam crianças e jovens. Além disso, o grupo também vai identificar as problemáticas subjacentes, promover a implantação de projetos juvenis que possam conduzir ao intercâmbio de participantes e também elaborar propostas de trabalho em comum.

Para os representantes da Foz do Brasil, a participação neste projeto vai ao encontro das diretrizes da empresa de fazer a integração junto à sociedade nos municípios em que atua. “É muito importante podermos participar da formação cultural e moral da juventude dentro de um projeto fundamental de crescimento como é o Orçamento Participativo Jovem”, declarou Elísio Lincoln, diretor Da unidade de Rio das Ostras da Foz do Brasil.

Conquistas – Para a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, essa participação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município. “É gratificante ver que esse projeto realizado com os jovens de Rio as Ostras está sendo exemplo para o mundo. O que fazemos é dar voz e trabalhar as políticas públicas ouvindo seus interesses e suas demandas. A partir daí podemos desenvolver políticas públicas específicas para a realidade dos adolescentes. Além disso, como é um projeto realizado nas escolas, é uma forma também de iniciarmos os alunos no debate de temas voltados para o orçamento público e a educação fiscal”, garantiu Rosemarie.

Mascotes – Os bonecos que representam os mascotes Juventil e Ostrativo irão fazer a sua primeira viagem representando o Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras. Os dois foram eleitos após um concurso de desenho promovido pela Secretaria de Planejamento entre os alunos da rede municipal. Andrew Monteiro, da Escola Municipal Pinto Malheiros, criou o Juvenil, e Cleyton Basílio, da Escola Municipal Carlos Maurício Franco, ganhou com o Ostrativo. O nome do mascote desenhado por Cleyton foi dado pelo aluno Moisés Queiroz, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.