Escola Municipal inaugura ‘Caminhão de Leitura’

Uma viagem por mundos diferentes e fascinantes é proporcionada pelos livros. Para conduzir os viajantes, crianças da Educação Infantil à 1ª série do Ensino Fundamental, um caminhão recheado de livros “estacionou” na Escola Municipal José Luiz de Lemos, em Rio das Ostras. 

A iniciativa possibilitou que uma dificuldade, a falta da biblioteca, fosse solucionada de forma criativa. O caminhão, confeccionado em madeira, tem prateleiras para exposição das obras literárias na carroceria e vai ficar permanentemente no pátio do colégio.

O prefeito Carlos Augusto, acompanhado pelo vice-prefeito Ronaldo Fróes, esteve presente na inauguração do ‘Caminhão de Leitura’ na terça-feira, dia 31 de outubro, e aprovou a idéia. “Ações como essa, que incentivam a leitura, garantem um ensino de qualidade. O caminhão pode servir de idéia para outras escolas e, junto com a Secretaria de Educação, pretendo analisar a possibilidade de multiplicar esta iniciativa”, disse o prefeito.

Com o objetivo de incentivar ainda mais os alunos a descobrir o mundo dos livros, a diretora da escola, Silvânia Gomes, decidiu construir o caminhão. “A idéia partiu do projeto da Petrobras, que com seu caminhão-biblioteca visita de três em três meses alguns colégios da cidade”, conta ela.

O projeto foi recebido com muito carinho pelos alunos. “Eu amo ler! Adorei entrar no caminhão e poder escolher os livros”, disse Bárbara Bastos, de 7 anos. “Tem muitos livros aqui e assim a gente aprende a gostar ainda mais de ler”, falou Gabriel Mendonça, de 8 anos.

Através do Programa de Formação de Leitores, da Secretária de Educação, vêm sendo desenvolvidos vários projetos na cidade. Um deles é Parada da Leitura que, como o próprio nome sugere, motiva todos na escola, dos alunos às merendeiras, a parar uma vez por semana, durante 30 minutos, para ler algum texto.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.