Escola de Judô de Rio das Ostras está com inscrições abertas
Para trocar de faixa e participar de competições, os alunos têm que ter boas notas na escola
Dentre os vários projetos esportivos oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras, o Judô é um dos destaques.
Com uma média de 50 alunos, a Escola de Judô realiza suas aulas no Centro Esportivo Chico Leite, às segundas e às sextas-feiras, das 8h às 11h, no período da manhã, e das 14h às 19h no período da tarde/noite, atendendo crianças de quatro anos até pessoas da terceira idade.
De acordo com a professora Katiuscia Castro, faixa preta e 2º Dan da Confederação Brasileira de Judô, a maior importância do Projeto é a promoção da cidadania junto aos atletas. “As crianças são as maiores beneficiadas. Algumas delas tinham problemas na escola e estavam bem desmotivadas. O judô está contribuindo para recuperar essa motivação e eles estão vendo o esporte como um caminho para uma vida melhor”, declarou a professora, lembrando que as notas escolares também são avaliadas para poder fazer parte da equipe. “Aqui, os alunos precisam ter boas notas para continuar na equipe. Quem tira nota baixa, não muda de faixa e nem disputa campeonato. Fica apenas nos treinamentos”, avisou.
Segundo a professora, além das técnicas de defesa pessoal, o aluno também passa a dar importância a outros valores. “O judô é importante porque ensinamos ao aluno a ter respeito pelo seu companheiro de treino, ao adversário, à família e à sociedade”, explicou.
Qualquer pessoa pode fazer parte da Escola de Judô. “Aqueles que se interessarem pela modalidade, mas tiverem algum tipo de problema físico, por exemplo, devem trazer uma prescrição médica detalhando seus problemas para que possamos adequar o treinamento à sua condição”, contou Katiuscia.
Para Julia Martinez, de 10 anos, há oito meses participando do Projeto, a Escola de Judô mudou sua vida.”Para mim, o judô não é só um esporte. Ele me ajuda com técnicas de defesa pessoal e me disciplina como um todo. Além disso, é um incentivo para estudar porque não podemos ter notas baixas”, informou a atleta, que conseguiu quatro medalhas de ouro em quatro competições estaduais disputadas.
INSCRIÇÕES – Quem quiser se matricular ou renovar sua matrícula na Escola de Tênis, é só procurar o Departamento de Inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Centro Esportivo Chico Leite – Rua Irmã Faustina, s/ nº. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem comparecer com seus responsáveis.
Os documentos necessários para inscrição são: duas fotos, fotocópia da carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, atestado médico recente, declaração escolar para os menores de idade e comprovante de residência.
FONTE:
Departamento de Jornalismo