Encontro Nacional de Motociclistas reúne 55 mil pessoas em Rio das Ostras

Evento movimentou cerca de R$ 6 milhões em quatro dias

Milhares de motociclistas de todo o Rio de Janeiro, de outros estados e até do exterior estiveram em Rio das Ostras para a 13ª edição do Encontro Nacional de Motociclistas – Ostras Cycle, realizado no último fim de semana, entre os dias 27 e 30 de março. A programação do evento contou, entre outras coisas, com shows, salão de motos antigas e exibições de Globo da Morte e Freestyle.

Quase mil motoclubes se cadastraram para o evento, realizado em Costazul e que movimentou cerca de R$ 6 milhões nos quatro dias, considerando os diversos itens que compõem a cadeira produtiva do turismo.

Segundo informações da organização, o XIII Ostras Cycle superou as expectativas de público e de participantes, que chegou a mais de 35 mil motociclistas. O presidente da Associação de Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Aluísio Braz, elogiou a organização e atribuiu o sucesso do evento a parceria entre a administração municipal e os motoclubes locais.
– Mais uma vez conseguimos superar o recorde de público do ano passado. Isso demonstra a competência da equipe do prefeito Carlos Augusto. Hoje, Rio das Ostras é referência nacional nesse tipo de evento e isso se deve principalmente ao apoio da Prefeitura – ressaltou Aluisio.

A rede hoteleira teve ocupação de 100% durante o evento, segundo pesquisas realizadas pela Secretaria de Turismo. Paula Meireles, proprietária da Pousada Latitude 22 e diretora de turismo da Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (Aciro), destacou a importância da realização de eventos fora da alta temporada.

– Para quebrar a sazonalidade é fundamental a realização de eventos de qualidade, voltados para um público segmentado, fora da temporada. Em termos financeiros, tivemos um resultado excelente. Minha pousada, por exemplo, fica mais distante do evento e tive 100% de ocupação em um fim de semana normal, que teria no máximo 40% das minhas unidades ocupadas – disse Paula.

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, disse, durante entrevista para a Rádio Ostras na noite de sábado, que o Encontro mais uma vez superou as expectativas, movimentando a economia da cidade e gerando mais empregos.

– Os hotéis e pousadas estavam lotadas e, com isso, os proprietários contrataram mais funcionários para oferecer um serviço ainda melhor – destacou Carlos Augusto, que convidou o público para a festa de 16 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, que acontecerá no Parque de Exposições, no Km 1 da Rodovia do Contorno.

– Vamos realizar uma grande festa, de 4 a 12 de abril, com shows gratuitos de grandes artistas do cenário nacional, como Zeca Pagodinho, Latino, Leonardo, Jota Quest, entre outros, e contamos com a presença de todos vocês – acrescentou.

O secretário de turismo, Alan Machado, ressalta o aquecimento da economia durante o evento.

– A política de incremento do calendário de eventos fora da alta temporada é fundamental para o equilíbrio econômico do município. Nestes eventos movimentamos a rede hoteleira, de gastronomia, a renda alternativa e o comércio em geral, disse.

O XIII Encontro Nacional de Motociclistas de Rio das Ostras foi uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura, organizado pelos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e com apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ).

SUGESTÃO DE BOX

Rio das Ostras recebeu uma visita ilustre neste Encontro Internacional de Motociclistas.

O mineiro Eduardo de Almeida Prata, conhecido como Pratinha, está no meio do projeto de percorrer o mundo em cima da sua Shadow 600cc e aproveitou o evento para conhecer Rio das Ostras.

Sua aventura começou em 2003, quando completou 50 anos. De lá para cá percorreu todo Brasil e diversos países das Américas. Sua próxima viagem está marcada para começar em agosto, quando irá para Europa.

Toda essa história está contada no livro "Extremo das Américas: uma viagem de moto ao Alaska e ao Ushuaia", em diversos veículos de comunicação do país e foi pauta também do Programa do Jô, da TV Globo.

Foi a primeira vez que Pratinha veio a Rio das Ostras e ficou impressionado com a organização do Encontro de Motociclistas.

– Este foi o maior encontro que participei no que diz respeito ao número de participantes. Está muito bem organizado e com uma ótima programação.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.