Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Rio das Ostras sedia Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos a partir desta quarta-feira, dia 27

Evento será transmitido ao vivo pela internet e reúne delegações de todos os estados brasileiros

A partir desta quarta-feira, dia 27, Rio das Ostras vai se transformar em palco de debates sobre políticas públicas educacionais no Brasil. Reunindo cerca de 800 participantes, o X Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – Eneja será realizado no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança. A conferência de abertura, às 20h, vai abordar a "História e Memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação de qualidade social para todos", com o professor Osmar Fávero (UFF) e o antropólogo Adán Moreno, do Crefal – Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e no Caribe.

Aberto apenas para delegados e convidados de diferentes estados, o Eneja se reveste de especial importância por ser o último encontro antes da Conferência Internacional de Educação de Adultos – Confitea 2009 que, pela primeira vez, será realizada no Brasil. Representantes de administrações públicas, universidades, educadores e educandos, movimentos sociais, Sistema S, ONGs e fundações participam do evento nacional que terá transmissão ao vivo pela Web TV Rio das Ostras (www.rotvweb.com).

A programação do Eneja terá mesas-temáticas, reuniões de segmentos e oficinas. Na quinta-feira, dia 28, às 9h30, a professora Maria da Glória Gohn (Unicamp) e Jean Pierre Leroy da Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional abordam o tema "O que são hoje os Fóruns de EJA no Brasil? Natureza e caráter do movimento". A partir das 11h a reflexão será sobre o assunto "Para onde vão os programas governamentais? Projeções e perspectivas para os próximos anos no marco do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação". Conduzindo o debate vão estar André Lázaro (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / MEC), Luís Caldas (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / MEC) e José Pinheiro Teixeira, coordenador de Apoio ao Ensino no Departamento Penitenciário Nacional.

A programação prossegue na tarde de quinta-feira com reunião de grupos regionais, rodas de prosas com diferentes temas e oficinas de educação de jovens e adultos para professores e alunos de Rio das Ostras. Já o terceiro dia do Eneja, sexta-feira, 29, conta com participação de Timothy Ireland, representante da Unesco, que vai falar sobre a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e a VI Confitea – Conferência Internacional de Educação de Adultos 2009 que será em Belém (PA). Nesse mesmo dia haverá ainda mesa-temática "Economia Solidária, educação profissional e interfaces com o EJA" com os palestrantes Roberto Marinho da Silva (Secretaria Nacional de Economia Solidária), Domingos Leite Lima Filho (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e representante do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), além de reunião de segmentos. No sábado, 30, o programa se encerra com apresentação do Coral da Comlurb, às 12h, logo depois da plenária final do encontro.

Atividades culturais – Ao longo de toda a programação do encontro haverá uma série de atividades culturais. A noite de abertura, às 19h de quarta-feira, 27, dois grupos de Rio das Ostras, o Coro Municipal Som da Pessoa e a Cia. de Dança Baía Formosa apresentam, respectivamente, o hino nacional e um trecho do balé "A Mulher de Branco". Na quinta-feira, 28, às 11h, tem o Coral da Cefet (Campos); às 14h, Grupo Cateretê (Niterói) e, às 21h, encenação com a Rádio Móvel, da Fundação Rio das Ostras de Cultura.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.