Educação para o trânsito é tema de fórum realizado em escola de Rio das Ostras
O 1º Fórum de Educação para o Trânsito foi realizado nesta quinta-feira, 10, na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Village.
Por meio desse fórum, a comunidade é estimulada a debater sobre segurança no trânsito, apresentar sugestões à gestão pública e esclarecer dúvidas sobre o tema. O evento contou com a presença do chefe de Gabinete, Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, dos secretários de Educação, Andrea Machado, e de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Mauricio Pinheiro, entre outros gestores, diretores de escolas, professores, estudantes e responsáveis.
“Acredito que o Fórum, voltado para a educação, vai ajudar a promover uma maior responsabilidade e disciplina no trânsito. O prefeito Sabino tem um grande compromisso com Rio das Ostras e apoia ações como essa, que incentivam a melhoria da vida na Cidade”, afirmou Aldem Vieira.
Segundo a secretária Andrea Machado, a Educação tem um importante papel a cumprir na mudança de conduta no trânsito, ajudando a reverter estatísticas negativas. “Podemos mudar o trânsito, diminuir o número de acidentes de nossa cidade, se fizermos a nossa parte, começando pela rua, escola, bairro no qual moramos”, destacou Andrea.
PRESENÇAS – O 1º Fórum de Educação para o Trânsito também contou com as presenças do subsecretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Marcio Dias; do diretor do Departamento de Infrações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Giliard Silveira; do presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos de Souza, e das coordenadoras de Projetos Especiais e de Projetos de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Educação, Eugênia Bersot e Fernanda Rezende, respectivamente.
CENÁRIO DE RISCO – Cada edição do Fórum vai contar sempre com uma palestra sobre segurança no trânsito, seguida por um momento de debate, e elaboração do “Cenário de Risco”, um relatório sugerido pelo Detran. Esse relatório é construído por um formulário geral, relacionando todos os problemas e riscos para o trânsito existentes no entorno da escola, e por formulários individuais produzidos por cada participante do fórum. O documento será encaminhado para a Prefeitura.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo