Educação inicia ciclo de palestras sobre desenvolvimento da fala

Educação inicia ciclo de palestras sobre desenvolvimento da fala

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início na quinta-feira, 15, ao ciclo de palestras “Meu filho fala errado! E agora?”. A iniciativa, promovida por uma equipe multidisciplinar da Pasta, é destinada aos pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil.

O objetivo é instruir e orientar os adultos sobre a importância do desenvolvimento da oralidade (fala) das crianças. A primeira etapa da ação aconteceu na Escola Municipal Alzir David Pereira, no Extensão Serramar, com a palestra da fonoaudióloga Pâmella Patueli.

O ciclo de palestras foi desenvolvido a partir da observação de dificuldade na oralidade dos alunos, feita durante visitas e atendimentos às unidades escolares por profissionais de fonoaudiologia.

“Dificuldades com a oralidade da criança podem afetar diretamente o processo de alfabetização e letramento. Nesse processo, o ambiente familiar e social da criança tem papel relevante para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, as palestras são voltadas aos pais e responsáveis”, explicou a responsável pela Gerência de Acompanhamento Pedagógico, Waldineia Siqueira Barbosa.

As próximas unidades que irão receber a palestra serão as escolas municipais Prefeito Cláudio Ribeiro, Nelzir Pereira Mello, Enedina Fidélis Moreira e José de Oliveira Martins.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – Desde o início do ano letivo de 2022, os alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras têm acesso aos atendimentos especializados da Equipe Multidisciplinar.

O grupo é formado por profissionais de Assistência Social, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicomotricidade. O objetivo é garantir o acesso e permanência dos estudantes na escola, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.