Educação de Rio das Ostras alcança melhores resultados da Região

Cidade ficou em primeiro lugar da Região no Ideb em 2013 e conquistou o Selo Município Livre do Analfabetismo

Investimentos continuados na Educação realizados pela Prefeitura de Rio das Ostras, incluindo o acompanhamento pedagógico e a formação dos professores, vêm se refletindo nos bons resultados alcançados. A Cidade se destaca na Região, sendo a primeira a receber o Selo Município Livre do Analfabetismo do governo federal e alcançando a melhor média no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2013. O Ideb, divulgado no último dia 5, é um indicador criado pelo MEC para medir a qualidade do ensino em todo o País.

Além de conquistar o primeiro lugar no Ideb da Região, de Niterói a Campos, a Cidade já alcançou a meta estabelecida pelo governo federal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2021. Com relação à média dos Anos Finais, Rio das Ostras ultrapassa a meta nacional para a Rede Municipal de Ensino em 2013.

“Esses resultados não mostram a realidade somente de uma unidade de ensino, mas de toda a Rede Municipal. São frutos de um trabalho conjunto, que envolve o planejamento dos gestores das unidades, a atuação dos professores e de todos os profissionais do ensino, além do acompanhamento pedagógico e formação dos educadores. Contamos com um sistema de avaliação para fazer o diagnóstico sistemático do aprendizado e com isso podemos traçar estratégias de melhoria continuada”, enfatiza a secretária de Educação, Andrea Machado.

 

BONS ÍNDICES – A Educação da Rede Municipal de Rio das Ostras é um dos indicadores que têm colocado a Cidade em destaque nacional. Esse fator foi considerado pela pesquisa divulgada em abril pela Revista Exame, realizada por uma consultoria independente, que analisou 298 municípios com mais de 100 mil habitantes. A pesquisa apontou Rio das Ostras como a melhor em Desenvolvimento Social com referenciais importantes no ensino: abandono escolar próximo a zero, baixa distorção de idade dos alunos em relação à série que deveriam cursar e a maioria dos professores do ciclo básico com formação superior.

Rio das Ostras conquistou em 2014 o Selo Município Livre do Analfabetismo, certificação do Ministério da Educação conferido às cidades nas quais 96% da população a partir de 15 anos é alfabetizada. No Rio de Janeiro, além da Capital, apenas cinco dos 92 municípios ganharam o Selo neste ano.

 

METAS SUPERADAS – Segundo Maurício Henriques, coordenador de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação, a análise dos resultados do Ideb apontam avanços importantes. “Sete unidades atingiram a média projetada para o Brasil em 2021 e uma escola que tinha ficado muito abaixo da média em 2011, sendo considerada prioritária, neste último Ideb chegou a 6,1, mostrando uma evolução constante do aprendizado em Rio das Ostras”, enfatizou Maurício.

 

 

 

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.