Educação pública de qualidade é prioridade

Meta é manter bons índices apesar do grande aumento do número de alunos
Os bons resultados alcançados em Rio das Ostras comprovam que os investimentos continuados promovem um ensino público de qualidade. Com uma das maiores taxas de crescimento populacional do País, o município tem o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado do Rio de Janeiro. Em quatro anos, o número de alunos da rede municipal saltou de cerca de 11 mil para 20 mil e, apesar deste aumento, conseguiu  excelentes indicadores.

         Em apenas quatro anos, a educação em Rio das Ostras teve muitas conquistas. Basta lembrar que a cidade ficou na 24ª posição no Ideb estadual em 2005 e, em dois anos, avançou 21 posições no índice. A formação continuada dos professores, que participam de cursos na Casa de Educação e também em outros estados e no exterior, incluindo o Congresso Internacional de Pedagogia, realizado entre os dias 26 e 30, em Havana, são alguns dos investimentos que garantem essas melhorias.

         "Nossos educadores foram muito aplaudidos durante a apresentação do  congresso, em Cuba. Esse reconhecimento muito nos orgulha, já que a educação é prioridade no nosso governo. Mas os principais responsáveis pelos bons resultados são profissionais compromissados, dedicados e apaixonados pela desafiante missão de ensinar", afirmou o prefeito Carlos Augusto na quinta-feira, dia 5, para cerca de 1,5 mil professores reunidos na Abertura do Ano Letivo, na quadra do Colégio Professora América Abdalla.

         Investimentos –  Rio das Ostras ganhou seis modernas escolas desde 2006, oferecendo mais 3.550 novas vagas. Entres essas unidades, duas são voltadas para a Educação Infantil. Com isso, a administração municipal cumpre o objetivo de atender a crescente demanda de Rio das Ostras também na área de ensino. Mas não é suficiente oferecer uma excelente infra-estrutura.

         O Programa de Educação Municipal de Rio das Ostras, que implantou as avaliações sistêmicas a partir de 2007, é um dos responsáveis pelos avanços do ensino. "Entre as ações implementadas que garantiram esses bons resultados, além das avaliações dos educadores e unidades de ensino, estão a qualificação promovida pela Casa da Educação, atuação do orientador pedagógico em cada  unidade de ensino, criação do grupo de supervisores educacionais e inciativas voltadas para correção da distorção idade / série e monitoria de informática", explicou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.      

         Palestras – Durante a Abertura do Ano Letivo, os educadores assistiram a palestra "A Municipalização das Medidas Sócio-Educativas", ministrada pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cabo Frio, Carlos Sérgio Saraiva. Empreendedorismo juvenil e prevenção da dependência química foram outros temas abordados no Colégio Professora América Abdalla. Além do prefeito Carlos Augusto e da secretária de Educação, Maria Lina Paixão, participaram da abertura do evento o vice-prefeito Benedito Wilton de Morais, o Broder, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a diretora da  Casa da Educação, Edilane Carvalho, e o vereador Ademir da Farmácia.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.