Educação pública de qualidade é prioridade
Em apenas quatro anos, a educação em Rio das Ostras teve muitas conquistas. Basta lembrar que a cidade ficou na 24ª posição no Ideb estadual em 2005 e, em dois anos, avançou 21 posições no índice. A formação continuada dos professores, que participam de cursos na Casa de Educação e também em outros estados e no exterior, incluindo o Congresso Internacional de Pedagogia, realizado entre os dias 26 e 30, em Havana, são alguns dos investimentos que garantem essas melhorias.
"Nossos educadores foram muito aplaudidos durante a apresentação do congresso, em Cuba. Esse reconhecimento muito nos orgulha, já que a educação é prioridade no nosso governo. Mas os principais responsáveis pelos bons resultados são profissionais compromissados, dedicados e apaixonados pela desafiante missão de ensinar", afirmou o prefeito Carlos Augusto na quinta-feira, dia 5, para cerca de 1,5 mil professores reunidos na Abertura do Ano Letivo, na quadra do Colégio Professora América Abdalla.
Investimentos – Rio das Ostras ganhou seis modernas escolas desde 2006, oferecendo mais 3.550 novas vagas. Entres essas unidades, duas são voltadas para a Educação Infantil. Com isso, a administração municipal cumpre o objetivo de atender a crescente demanda de Rio das Ostras também na área de ensino. Mas não é suficiente oferecer uma excelente infra-estrutura.
O Programa de Educação Municipal de Rio das Ostras, que implantou as avaliações sistêmicas a partir de 2007, é um dos responsáveis pelos avanços do ensino. "Entre as ações implementadas que garantiram esses bons resultados, além das avaliações dos educadores e unidades de ensino, estão a qualificação promovida pela Casa da Educação, atuação do orientador pedagógico em cada unidade de ensino, criação do grupo de supervisores educacionais e inciativas voltadas para correção da distorção idade / série e monitoria de informática", explicou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
Palestras – Durante a Abertura do Ano Letivo, os educadores assistiram a palestra "A Municipalização das Medidas Sócio-Educativas", ministrada pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cabo Frio, Carlos Sérgio Saraiva. Empreendedorismo juvenil e prevenção da dependência química foram outros temas abordados no Colégio Professora América Abdalla. Além do prefeito Carlos Augusto e da secretária de Educação, Maria Lina Paixão, participaram da abertura do evento o vice-prefeito Benedito Wilton de Morais, o Broder, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, e o vereador Ademir da Farmácia.