Delegacia Legal de Rio das Ostras será inaugurada quinta-feira, dia 10
Prefeito Carlos Augusto entrega unidade com o governador em exercício Jorge Picciani e o secretário de segurança pública José Beltrame
Para garantir mais segurança aos moradores de Rio das Ostras, a Prefeitura construiu e entrega, em parceria com o Governo do Estado, a Delegacia Legal na quinta-feira, dia 10, às 11h.
Localizada na Rua Jane Maria Martins Figueira, ao lado da nova ponte, no bairro Jardim Mariléa, a 128ª Delegacia Legal é resultado de um convênio assinado pelo prefeito Carlos Augusto, em 2006, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Pelo acordo firmado, o município se responsabilizou pela cessão do terreno e pela construção do prédio, em uma área de 1200 m 2. Coube ao Estado a manutenção da unidade, treinamento da equipe e instalação de mobiliário e equipamentos.
"Segurança pública é responsabilidade do Estado. Mas a administração municipal não mede esforços para apoiar o governo estadual nessa área, como forma de proteger nossos moradores e turistas", disse o prefeito Carlos Augusto.
"A Delegacia Legal oferece um melhor atendimento ao público e, por meio de um sistema informatizado, integrada a outras delegacias, identifica com rapidez se o infrator tem um passado criminoso", explica o procurador do município, Enéas Rangel.
A unidade, a 103ª implantada no Estado, terá computadores conectados à Central de Dados do Programa Delegacia Legal. A equipe é formada pelo delegado, Cláudio Emmer, 21 policiais, viaturas, dois atendentes universitários, dois profissionais de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público e um síndico, que vão atender a uma média mensal de 360 ocorrências policiais.
A delegacia conta com setor de investigação preliminar e de seguimento, salas de custódia, do delegado e de repouso e sanitários para policiais e público.
Melhor atendimento – O modelo de Delegacia Legal é considerado mais eficiente que as convencionais. As unidades estão ligadas por uma rede informatizada, permitindo acesso compartilhado de todos os registros, o que facilita as investigações e resolução dos casos. Outra vantagem é que as Delegacias Legais não possuem carceragem (os presos são encaminhados para Casa de Custódia) e oferecem um ambiente mais agradável.
FONTE: SECOM – PMRO.