Curso sobre Plano Plurianual reuniu conselheiros municipais em Rio das Ostras

Iniciativa visa promover a capacitação de representantes de Conselhos Municipais e incentivar a participação popular

A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu nesta segunda, 5, o primeiro de oito cursos de capacitação com o objetivo de contribuir para a qualidade do debate nos diferentes Conselhos Municipais. O tema do curso inaugural foi o Plano Plurianual – PPA, que foi ministrado pelo administrador da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Fernando Gonzalez. A palestra, aberta ao público, foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de cerca de 30 representantes dos conselhos de Alimentação, Assistência Social, Meio Ambiente, Orçamento Participativo – OP, OP Jovem e de Saúde, além de representantes de secretarias do Município.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Vladimir Paschoal, a iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura em prestigiar e garantir a autonomia dos Conselhos Municipais. “Os cursos de capacitação são importantes para elevar o nível do debate entre os conselheiros, contribuindo assim para a construção de uma cidade melhor.”, destaca.

Após a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a PPA e a gestão pública. “Foi muito importante, pois, a partir de agora, poderemos trabalhar com um conhecimento maior sobre os trâmites burocráticos e sobre o planejamento. É ainda mais interessante por ser um curso aberto à população, que tem a oportunidade de aprender e cobrar da administração pública”, observa a conselheira de Meio Ambiente, Lígia Reis Gonçalves.
Os cursos serão realizados mensalmente, na Câmara Municipal, a partir das 19h. O próximo abordará a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e será realizado no dia 2 de junho. Abaixo, segue o calendário completo dos cursos de capacitação:
2 de junho – Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO
7 de julho – Lei Orçamentária Anual – LOA
4 de agosto – Lei de 8.666 – sobre licitações públicas
1 de setembro – Execução Orçamentária
6 de outubro – Estrutura Municipal
3 de novembro – Prestação de Contas
1 de dezembro – Plano Diretor

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.