Cuidado com animais é tema de palestra

Orientações fazem parte do Programa de Saúde e Bem-Estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município
Conscientizar a população sobre a posse responsável de animais. Esse é o objetivo da palestra "Cuide bem do seu bichinho", que aborda vários assuntos relacionados aos cuidados com os bichos de estimação. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 23, na Escola Municipal Padre José Dílson Dória, no Praia Âncora, às 17h30. O projeto faz parte do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras.

Diversos temas são discutidos durante a palestra ministrada por dois veterinários da secretaria. As leis municipais que tratam dos direitos dos animais, a proibição de levar os bichos de estimação à praia, a importância da vacinação e cuidados básicos estão entre os assuntos abordados.

Segundo a veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tati Machado, o projeto também incentiva a adoção. Hoje, a secretaria possui hoje dez animais vacinados e vermifugados prontos para serem adotados. Para combater o abandono, a população também é informada a respeito da possibilidade de castração ou esterilização de cães e gatos. Quando o animal é castrado, faz parte das ações a inserção de um microchip para identificação do animal em caso de perda. "Mas só poderemos fazer a localização do dono se o animal retornar para nós", explicou a veterinária.

 As palestras fazem parte de um trabalho contínuo do Programa de Bem-Estar Animal, que começou há três semanas. De acordo com a diretora do programa, Ruth Silvino, são feitas cerca de 150 castrações por mês no município. "Nossa intenção é diminuir o número de animais abandonados e sacrificados. E nós acreditamos que não existe ninguém melhor para entender isso do que os estudantes, que são os multiplicadores de idéias", disse Ruth.
          

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.