Conselho do Orçamento Participativo e Prefeitura promovem Educação Ambiental

Neste fim de semana, os moradores do Âncora foram convidados a refletir sobre a importância de suas ações para a limpeza e conservação da sua localidade e para a preservação ambiental.

No último sábado, 15, aconteceu a 1ª Caminhada Ecológica pelo Âncora, promovida pelo Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (POP) com apoio da Prefeitura.
Durante o percurso, pela Rua das Flores, integrantes do Conselho e servidores das secretarias de Saúde e do Ambiente conversavam com moradores e comerciantes e entregavam panfletos informativos sobre horários de coleta de lixo e dicas de prevenção à dengue. O evento incluiu uma ação concentrada de limpeza, com varrição de ruas, podas de árvores e recolhimento de entulho e de lixo de grande porte. Foram plantadas mudas de árvores nativas no local, que receberão cuidados também dos moradores.
O secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, participou da caminhada e defendeu o trabalho constante de educação ambiental. “Rio das Ostras recebe pessoas de várias partes do País, com hábitos e culturas diferentes. Precisamos manter nosso trabalho educativo permanente, informando sobre horários de coleta e lembrando aos moradores e comerciantes de que o ambiente limpo valoriza o imóvel e o comércio”, explica Nivaldo.
A presidente do Conselho, Eunice Dias, diz que a intenção do POP é realizar essas ações por toda a cidade. “Essa foi só a primeira caminhada. Queremos mobilizar mais pessoas”, afirma.
Limpeza e saúde estão diretamente relacionados. Jorgito Pinheiro, coordenador do Programa de Combate à Dengue, também participou do trabalho de conscientização, junto com a equipe da Vigilância em Saúde. “Lixo jogado nas ruas e nas calçadas pode virar criadouros do mosquito. Por isso, essa ação também é importante para nosso trabalho preventivo”.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.