Conferência de Assistência Social de Rio das Ostras dá voz à população
Entre o público do evento, havia mais de 800 integrantes de projetos sociais da Prefeitura
Reflexões e debates marcaram a 7ª Conferência de Assistência Social de Rio das Ostras. Mais de mil pessoas estiveram presentes neste sábado, 13, no Colégio Municipal Profa. América Abdalla, no Nova Esperança, para discutir o tema central do evento, “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas – Sistema Único de Assistência Social”.
O prefeito Sabino participou da Conferência e falou sobre a prioridade da Administração Pública em relação às ações de políticas de Assistência Social. Ele ressaltou o crescimento populacional do Município nos últimos anos e fez uma reflexão sobre por que os gestores devem avaliar novas estratégias de ações na Atenção Social.
“Precisamos cuidar dos menos favorecidos. Não podemos deixar de atender às expectativas de milhares de pessoas que todos os anos escolhem Rio das Ostras para morar. Vamos repensar nossas ações que, certamente, serão aprimoradas em nosso plano de ação”, disse Sabino, que defendeu ainda um atendimento humanizado, mas não assistencialista. “Não estamos aqui fazendo favor ao povo. Oferecer um serviço de qualidade é nossa obrigação”, disse.
Mais de 800 usuários de programas e projetos sociais da Prefeitura participaram da Conferência. Segundo a secretária de Assistência Social, Rose dos Santos, a expressão popular é de fundamental importância.
“É ouvindo a opinião pública sobre os serviços oferecidos que vamos saber se estamos, realmente, acertando. Por isso, estamos aqui, unidos, para avaliar a aplicabilidade das diretrizes e demandas levantadas nas últimas conferências. Aqui o povo tem voz e sua expressão é importante para nós”, disse Rose.
Representantes governamentais e de entidades de assistência social, além de trabalhadores e usuários do Suas, participaram como delegados, com direito a voto. Os interessados nas questões relacionadas à Política de Assistência Social, representantes das universidades, poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos puderam se credenciar como convidados, com direito à voz.
Juliana Cabral participa do Programa do Cartão do Bem Social. Ela relata o quanto foi importante esse repasse e que ela aplica o valor no cuidado com a filha. “A ajuda chegou no momento em que mais precisei. Estou sem trabalho e o programa me ajuda muito, pois consigo cuidar melhor da minha filha’, relata.
PROPOSTAS – Entre as propostas firmadas na Conferência estão incremento da informatização das unidades de atendimento socioassistencial, a implantação de agentes comunitários de Assistência Social e a realização de plantões sociais itinerantes, priorizando as localidades mais vulneráveis. Também foi definida a realização de campanhas de divulgação acerca do trabalho desenvolvido pela Assistência Social.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo