Comédia consagrada faz sua despedida nacional em Rio das Ostras

“Pretas Por Ter”, que consolidou o “estilo baiano de fazer humor”, será apresentado no fim de semana

O Teatro Popular de Rio das Ostras foi o local escolhido para encerrar a temporada de sucesso do espetáculo “Pretas Por Ter”. As apresentações serão desta sexta-feira, 14, a domingo, dia 16, sempre às 20h30. Durante 14 anos, a peça divertiu mais de um milhão de pessoas de Norte a Sul do País.

O espetáculo consolidou o estilo de trabalho da Cia. Baiana de Risos, que montou diversos espetáculos, criou a escola itinerante de teatro e produziu curtas sobre humor utilizando a experiência de produção humorística. Atualmente, a Cia. Baiana de Risos está pesquisando uma nova montagem, que vai falar sobre o universo do Samba de Roda.
Para esta despedida, foram convidados dois atores que marcaram a trajetória de “Pretas Por Ter”: Brian Uchoa e Rodolfo Vianna. Ambos conhecem o projeto há mais de 10 anos e foram convidados exatamente por que são fãs das “Pretas”.
“Pretas Por Ter” é uma comédia onde duas professoras disputam o poder numa sala de aula. A estreia foi no consagrado Festival de Curitiba, em 2001, com casa lotada nos seis dias de participação.

ESTILO BAIANO DE HUMOR – Várias são as razões para a aceitação e sucesso do espetáculo, uma delas é o estilo baiano de fazer humor, marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. Outro motivo é a forma inovadora de promover o espetáculo. A Cia. Baiana de Risos desenvolve passeios por toda cidade na qual o espetáculo se apresenta, improvisando e brincando com todos.
O texto de Alberto Damit, recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro. A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões, as pessoas reconhecem a professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas e também a orientadora disciplinar popular, totalmente consciente de sua condição racial.

SERVIÇO:
“Pretas Por Ter”
Sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16
Horário: 20h30
Teatro Popular (Avenida Amazonas, s/nº – Centro – Rio das Ostras)
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.