Ciranda dos Escritores de Rio das Ostras discute a era da leitura on-line

Jornalismo digital é um dos tópicos que serão abordados neste sábado, a partir das 18h, na Casa de Cultura

“Publicação impressa – Perspectivas no mundo digital” será o tema discutido pelo Programa Ciranda dos Escritores, neste sábado, 22, na Casa de Cultura Bento Costa Junior, a partir das 17h. O objetivo do encontro é abordar o advento da internet e a nova relação do público com a prática da leitura virtual. Também será discutido o futuro da escrita impressa.
Para Adriana Izodoro, coordenadora do Projeto Leitura Viva, mesmo a era digital sendo cenário irreversível é preciso discutir o futuro da leitura sobre o papel. “Antes as pessoas tinham uma intimidade com os livros, era algo quase sagrado, tê-lo na estante era um hábito íntimo. Agora, é possível baixar qualquer literatura da internet a qualquer momento. Até onde as informações vindas dela são seguras? E quem orienta os leitores sobre onde encontrá-las”, relata.
Duas discussões serão abertas. A primeira sobre a “Situação da Imprensa”, e a “Posição do Mercado Editorial no Brasil”. Algumas empresas jornalísticas decidiram por manter apenas sua versão digital. Outros veículos de comunicação estão aderindo o mesmo direcionamento, a partir da construção de páginas virtuais e o estabelecimento de suas novas relações através da utilização de redes sociais.
O evento terá a presença do coordenador do Programa Ciranda dos Escritores, Marco Provazzi, que fará as palestras e a mediação das mesas de discussão.
CIRANDA DOS ESCRITORES – O Programa Ciranda dos Escritores é desenvolvido pela Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva. Sua sede funciona na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro, com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.