Ciclistas superam desafios e completam 400 km no Audax

A terceira etapa do Audax, realizada neste fim de semana, nos dias 25 e 26, foi marcada pela superação.

Após 400 km de um percurso de ida e volta a Rio das Ostras, passando pelos municípios de Macaé, Carapebus, Quissamã e Campos, 31 ciclistas completaram a exaustiva prova, iniciada na manhã de sábado e finalizada na tarde de domingo. Os atletas receberam o brevet e estão classificados para a próxima etapa do Audax, que terá percurso de 600 km.

A sensação de cansaço e dor dos participantes contrastava com os semblantes felizes de quem sabia que tinha se superado e conseguido atingir o objetivo no tempo definido pela organização da prova, de 27 horas. “Treino todos os dias, mas não esperava que fosse tão puxado. Faz muito frio à noite. Foi um grande desafio, com a participação de atletas de todo o País. Rio das Ostras tem abraçado o ciclismo e isso é importante para nós”, disse Fábio Calderaro, atleta de 23 anos, morador de Rio das Ostras.

Durante o percurso o jovem sentiu-se mal e contou com o apoio da carioca Ana Lúcia Moraes. A experiente atleta, de 52 anos, foi fundamental para que Calderaro não desistisse. “Falei com Fábio para ele seguir em frente, dei dicas de alimentação, tentei motivá-lo. Ele foi forte, se recuperou e completou o percurso. Fiquei muito feliz”, disse a atleta carioca.

“Participar do Audax é uma terapia. Mostra que a gente é forte mentalmente, uma lição que ensinei às minhas duas filhas. É importante estar preparado, treinar e se alimentar bem. Desde 2008, participo do Audax e sempre me divirto, conheço pessoas e histórias”, destacou Ana, que este ano convidou a amiga Leonor Oliveira para participar da prova. Elas são as únicas participantes mulheres do Audax Rio.

Os paulistas Daniel Uehara e João Ricardo Melo vieram de Santo André e Holambra, respectivamente, para participar da prova. “É a primeira vez que venho a Rio das Ostras e gostei muito da Cidade. É um visual muito bacana”, diz Melo.

A quarta etapa do Audax Rio 2013 com o percurso de 600 km será realizada no dia 21 de junho. Os atletas que completarem a prova estarão classificados para os circuitos internacionais Londres-Edimburgo-Londres (de 1400 km) e Madri-Gijón-Madri (1200 Km).

O Audax é uma realização das Secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com a organização da Pedal 2, apoio do grupo BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

CIDADE BIKE – As provas do Audax Rio fazem parte do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura. O objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Além disso, o Audax promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olímpiadas do Rio 2016.

NOVIDADES EM 2014 – A organização do Audax já planeja os eventos para o ano que vem. A grande novidade em 2014 deve ser a realização da prova de 1.000 Km. “Estamos estudando os possíveis percursos para a prova. É um desafio que deve atrair ciclistas de vários países. Além disso, ao realizarmos este evento, nos credenciamos a realizar a prova de 1200 km, distância de provas conhecidas mundialmente, como a que ocorre este ano entre Madri-Gijón-Madri”, explica Thiago Gomes, organizador do Audax.

SEGUNDA CHANCE – Os ciclistas terão a oportunidade de fazer novamente a primeira etapa do Audax, percurso de 200 km, que dá direito a brevet. No dia 16 de junho, a organização do Audax realiza a segunda prova dessa distância no município. As inscrições para o desafio de 200 km já está disponíveis pelo site: www.rio.audax.org.br.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.