Chuvas ajudam a reduzir incêndio em zona rural de Rio das Ostras

Trabalho intensivo da Secretaria do Ambiente também contribuiu para redução de 50% na área de turfa que ainda queima em Cantagalo

O trabalho feito pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, mais as chuvas que caíram recentemente no Município, já apresentam resultados significativos no combate à queima de material orgânico no subsolo (chamado de turfa), em Cantagalo, zona rural do Município. Nesta segunda, 10, já pôde ser percebida uma redução de 50% na área que está sendo queimada. A informação é do secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.
A Prefeitura atua no combate aos focos do incêndio há pelo menos três semanas, quando o fogo começou nas imediações da localidade do Âncora. Com o solo seco e os fortes ventos, o fogo acabou atingindo uma área de aproximadamente 10 hectares, em uma propriedade rural de Cantagalo. “Assim que tomamos conhecimento do que estava acontecendo, colocamos máquinas e caminhões-pipa para auxiliar no trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros”, comentou o secretário.
A equipe técnica da Secretaria do Ambiente alerta que as últimas chuvas ainda não foram suficientes para debelar totalmente os focos, que voltam a aparecer com a alta temperatura. “É preciso continuar chovendo para que o problema seja totalmente resolvido”, enfatizou Nivaldo Talon. O secretário reforça o pedido para que a população continue colaborando e evitando queimadas, uma vez que esse tipo de atitude caracteriza crime ambiental e pode desencadear o processo de queima das turfas, com impactos prejudiciais à natureza e às pessoas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.