Centro Ferroviário de Cultura é revitalizado

O museu do Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, localizado em Rocha Leão, em Rio das Ostras, foi reaberto ao público após passar por revitalização para permitir a melhor exposição do acervo.
A solenidade de apresentação do projeto, concluído após três meses de obra, foi realizada na quarta-feira à noite com a presença do vice-prefeito Ronaldo Fróes, do vereador Orlando Ferreira Neto, de secretários municipais e da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mara Fróes.

“A revitalização é um antigo sonho nosso e gostaria de agradecer aos funcionários do Centro Ferroviário, da Fundação e a comunidade, que também ajudou na finalização da montagem do espaço”, afirmou Mara. Ela também lembrou de como a Fundação de Cultura assumiu a estação, ressaltando a atuação do ex-vereador Hélio Sarzedas, antigo morador de Rocha Leão, na manutenção do espaço para a comunidade.

Representando o prefeito Carlos Augusto, que não pôde comparecer à solenidade, Ronado Fróes destacou que o momento era de grande importância não apenas pela obra, mas por consolidar a parceria entre a comunidade e o poder público.

Revitalização – Com orçamento de R$50 mil, a revitalização incluiu a ampliação do espaço destinado ao museu e realocação das peças e documentos com iluminação adequada para melhor visualização do patrimônio da antiga Estrada de Ferro Leopoldina.

Outra mudança foi a alteração da entrada do Centro, que antes era feita pela frente do prédio e agora passa a ser pelos fundos da construção, como nos tempos em que a estação funcionava como ponto de transbordo. A mudança, além de garantir maior segurança, vai permitir que o público visite primeiro o museu e depois assista a um documentário sobre Rocha Leão na sala de cinema, com capacidade para 68 pessoas.

No local também funciona uma biblioteca que foi toda reformada, ampliando o seu acervo e ganhando um espaço para a literatura infantil. Inaugurado em agosto de 1999, após a restauração do prédio da antiga estação, o Centro Ferroviário é uma das unidades da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas e de 13h30 às 18 horas. A entrada é franca.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.