Casa da Educação oferece novos cursos de formação continuada para professores

Educadores de Rio das Ostras participam de cursos gratuitos e de outras atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional

A Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Rio das Ostras está oferecendo novos cursos gratuitos para professores. As aulas acontecem na Casa da Educação e nos polos que funcionam no Colégio Municipal Professora América Abdalla e na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é promover a troca de experiências e a formação continuada dos educadores.

Entre os cursos oferecidos estão Orientação Pedagógica Musical, que busca sensibilizar o educador para esta área, integrando composições aos conteúdos apresentados em sala de aula. Outros temas trabalhados são Arteterapia: a construção da linguagem; Sala de Recursos e autismo; Espanhol (Básico); Adaptações curriculares na Educação Inclusiva; Construindo uma rede interdisciplinar, com turmas na área de Língua Portuguesa e Matemática.

No polo da Coordenadoria que funciona no Colégio Municipal Professora América Abdalla são oferecidos os cursos Práticas Pedagógicas em Matemática e Espanhol (Intermediário). As atividades de formação do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa também ocorrerão na sede da Secretaria de Educação. Alguns cursos ainda têm vagas disponíveis e informações podem ser obtidas pelo telefone 2771-6448. A Casa da educação funciona na Rua Araruama, 86, no Centro.

FORMAÇÃO – À frente da Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógica, o professor e orientador educacional Maurício Henriques anuncia algumas novidades no trabalho desenvolvido. “Continuamos a promover a formação continuada dos educadores e estamos fazendo parcerias com universidades públicas e privadas para ampliar e diversificar ainda mais a oferta de cursos”, afirma.

Além de oferecer cursos e oficinas de formação e promover o acompanhamento pedagógico, sempre seguindo as orientações do MEC e a legislação, a Coordenadoria também realiza a avaliação educacional da Rede Municipal de Ensino. “Nosso objetivo é verificar as dificuldades e avanços no aprendizado. Com esses resultados, traçamos metas e propomos novas oportunidades de capacitação para os professores”, explica Maurício.

Segundo Maurício, ainda no primeiro semestre do ano letivo será realizada uma avaliação diagnóstica dos alunos do 1º ao 9º ano da Rede Municipal. Uma novidade é que este ano também os estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos serão avaliados.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.