Casa da Educação promove curso de oralização

Casa da Educação promove curso de oralização para alunos surdos
 
Encontros são abertos também a professores e pais dos estudantes

 

 

Além do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), os professores da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras agora contam com mais um instrumento para auxiliar na aprendizagem dos alunos com perdas auditivas. O curso “Oralizando o Surdo” é uma iniciativa da Casa da Educação voltada para professores, alunos, pais e responsáveis. Com auxílio de uma interprete de Libras, a fonoaudióloga Carolina Pinheiro coordena o curso que foi iniciado na quinta-feira, dia 7.

“Queremos envolver também os professores já que esses precisam saber se colocar à frente do aluno surdo e ter clareza no falar”, explica. Carolina afirma que alguns estudantes com perdas auditivas têm certa resistência na oralização, preferindo usar Libras. “Em alguns ambientes, se não souber fazer leitura labial e usar a voz, o surdo fica excluído. A oralização também é de grande ajuda na compreensão dos conteúdos passados em sala de aula”, garante.

Segundo Carolina, o bilinguismo (sinais e oralização) é previsto pela legislação brasileira e, com o novo curso, a Casa da Educação, que já promove cursos de Libras, dá um passo adiante na promoção da inclusão dos alunos com perdas auditivas.

 

Voz do Professor – Um outro curso oferecido pela Casa, setor pedagógico da Secretaria de Educação, é de Reabilitação da Voz do Professor. Ministrado por Carolina Pinheiro e pela psicóloga Fabiane Peçanha, tem o objetivo de reeducar a voz do educador que já tem alguma patologia e inclui exercícios de respiração, postura corporal, dicção, expressão e oratória.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.