Casa da Cultura recebe artistas peruanos que expõem pela primeira vez no Brasil
Unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura inaugura mostra nesta sexta-feira, dia 5
Em sua primeira exposição no Brasil, os artistas peruanos Manolo Morote e Angel Morote, que são primos, apresentam pinturas e esculturas na Casa da Cultura Bento Costa Júnior, em Rio das Ostras. A mostra “Leveza e Firmeza”, que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 9h, reúne obras marcadas por cores e expressividade.
Manuel Henrique Morote Bustamante, conhecido artisticamente como “Manolo Morote”, estudou na Faculdade de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica e na Escola Superior Autônoma de Belas Artes do Peru. Nascido em Huamanga, lugar de artesãos, escultores e músicos, Manolo leva esses personagens e cenários para os seus óleos sobre tela.
“Minha pintura pretende chegar à essência das coisas, ao espírito. Tento encontrar na matéria os sentimentos intensos, iluminados, alegres e os contrastes. O artista tem uma parte mágica no coração, que não se aprende, nasce com ele”, afirma Manolo.
Angel Morote Contreras, que também participa da mostra, é um artista conhecido popularmente como “Morote Ferro” pela sua arte em torcer os metais com técnica própria e executar obras de grande porte em ferro, bronze, ouro, prata, entre outros materiais. Ganhador de vários prêmios, como o XII Concurso Nacional da Prata do Peru e Concurso de Serralheria Artística (Ferro Forjado), entre outros, Angel também nasceu na cidade de Huamanga.
Sobre a sua arte, afirma: “Forjar os metais é mais fácil de que forjar a vida mas, ao forjar a vida com dignidade e humildade, forjamos tudo”.
A mostra dos artistas peruanos fica em cartaz até o dia 5 de abril. A Casa da Cultura fica na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, no Centro, e o telefone para informações é (22) 2764-6350. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 18h; domingos, das 9h às 18h.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social