Carlos Augusto recebe prêmio Prefeito Empreendedor

Carlos Augusto recebe prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae no próximo dia 10

Prefeito ainda pode receber outra premiação, na categoria de Melhor Projeto Estadual

         No próximo dia 10 de maio, segunda-feira, o prefeito Carlos Augusto receberá, pela segunda vez, o certificado e selo de Prefeito Empreendedor na cerimônia de entrega da VI edição do prêmio, concedido pelo Sebrae, às13h30, no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio. O prefeito foi escolhido como um dos 20 administradores municipais do Estado que implantaram projetos que contribuem para o crescimento econômico e social de seus municípios.

         Nesta edição, a cidade também é finalista na categoria “Melhor Projeto Estadual”, pelo desenvolvimento do projeto de Incentivo ao Plantio de Feijão em Rio das Ostras. Serão agraciados os três primeiros lugares, além dos vencedores em seis categorias temáticas.

         Esta é a segunda vez que o prefeito Carlos Augusto recebe o prêmio de Prefeito Empreendedor. Na última edição, ele foi o campeão estadual no destaque relativo à boa aplicação dos recursos de royalties.

         Feijão Maravilha – O Sebrae elegeu o projeto de Incentivo ao Plantio de Feijão de Rio das Ostras – criado em 2005, e que vem atingindo recorde de produtividade – como um dos melhores do Rio de Janeiro. Como resultado, a iniciativa mantém o produtor no campo, a partir da geração de renda, qualificação da mão de obra e do incentivo à agricultura familiar.

         “Nosso objetivo é dar condições aos pequenos produtores de garantir sua renda, de forma contínua. A Prefeitura não oferece só os insumos e maquinário, mas também dá oportunidade de qualificação aos agricultores. A fixação do homem no campo é possível desde que ele saiba retirar o máximo potencial de sua terra, garantir o sustento de sua família, e ao mesmo tempo, oferecer um produto de qualidade à população”, disse o prefeito Carlos Augusto.

         O projeto de Incentivo ao Plantio de Feijão, o chamado “Feijão Maravilha”, faz parte do Programa Renda no Campo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Os produtores já começaram o plantio da safra deste ano e a Prefeitura espera superar a produtividade (produção por hectare) já conquistada, de 1,25 tonelada por hectare – bem acima da média do Estado, que está em torno de 700 kilos.

         Os produtores locais recebem da Prefeitura sementes, insumos, maquinário e toda a assessoria técnica. Em troca, os produtores retornam parte da colheita para beneficiamento das sementes e replantio. O projeto conta com parceria técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio – Pesagro, e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, que oferecem oficinas aos produtores locais e assessoram quanto aos tratos culturais.

         A parceria vai além, este ano a Pesagro forneceu cinco toneladas de sementes de feijão para o plantio e está, em conjunto com a equipe da Prefeitura, realizando testes de cultivo de arroz e girassol – como forma de ampliar a oportunidade de renda dos agricultores.

         Premiação – O projeto “Feijão Maravilha” ficou entre os melhores do Estado por atender aos requisitos do prêmio Prefeito Empreendedor: integração entre as ações, impacto na economia local, relação custo/benefício e viabilidade, capacidade de continuidade e multiplicação, participação social, qualidade técnica, criatividade e inovação.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.