Carlos Augusto lança o maior conjunto de obras de infra-estrutura e saneamento do Brasil

Investimento possibilitará que toda a população de Rio das Ostras seja beneficiada com saneamento

O prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto lançou hoje, dia 4, o Projeto Reviver, o maior conjunto de obras de infra-estrutura e saneamento do Brasil. A obra, feita por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado do Rio de Janeiro, será iniciada em setembro deste ano e a previsão é que esteja concluída em 17 meses.

– Rio das Ostras será a capital do saneamento do País. O foco do nosso governo é o investimento em infra-estrutura, buscando o desenvolvimento sustentável do município – afirmou Carlos Augusto.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou ainda a duplicação da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) no trecho entre Rio das Ostras e Macaé. Carlos Augusto e Sérgio Cabral assinaram um termo de parceria para a realização da obra.

O evento, realizado na Câmara Municipal, contou com grande participação popular. A iniciativa pioneira de Carlos Augusto foi aprovada pelos moradores que, de pé, aplaudiram o prefeito.

– Fui eleito para trabalhar pelo povo e estou cumprindo meu compromisso com a cidade. Uma das maiores deficiências do Brasil é o investimento em saneamento básico. Os políticos não valorizam as obras debaixo da terra porque não dão visibilidade – afirmou o prefeito Carlos Augusto.

O governador Sérgio Cabral destacou a importância da obra para o bem-estar dos moradores do município e a transparência da PPP.

– O saneamento básico é fundamental para o ser humano. Com a PPP, primeiro a empresa faz a obra e só depois a prefeitura começa a pagar. É uma maneira clara de fazer o investimento. E quem ganha com isso é a população – ressaltou Cabral.

INVESTIMENTO – O Projeto Reviver inclui a construção da rede tronco de coleta de esgoto do município, garantindo que a cidade tenha sistema de esgotamento para sempre, sem a necessidade de outras grandes intervenções; a construção de rede de esgoto, drenagem e 52 quilômetros de pavimentação nas localidades de Cidade Praiana, Jardim Miramar, Cidade Beira-Mar, Recanto Rio das Ostras, Jardim Campomar, Palmital, Extensão Serramar, Serramar e Condomínio Serramar, beneficiando 12 mil famílias. Também será construído um cinturão ao longo do Canal de Medeiros para captação e drenagem das águas pluviais, que serão encaminhadas a duas bacias de acumulação, evitando os alagamentos e protegendo o canal de dejetos.

O projeto também contempla a construção da segunda fase da Estação de Tratamento de Esgoto, ampliando a capacidade e os recursos hoje existentes da ETE, garantindo 100% de tratamento de esgoto em Rio das Ostras.

– O maior investimento já feito no município de uma só vez acabará com os alagamentos que prejudicam os moradores da região do Canal de Medeiros, trazendo mais qualidade de vida e saúde aos moradores, além de preservar o meio ambiente. A PPP é a maneira mais rápida de fazer essa obra – disse o prefeito Carlos Augusto.

A PPP, no valor de R$ 316 milhões, será executada pela Odebrecht e terá como gestor do fundo garantidor o Banco do Brasil. O dinheiro começará a ser pago, após a conclusão da obra, em prestações mensais de R$ 5,4 milhões, pelos próximos 15 anos. A empresa ficará ainda responsável pela operação de todo o sistema de esgotamento nesse período, beneficiando 100% da cidade, sem cobrar nenhuma taxa da população.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade, o vice-presidente da Odebrecht, Benedicto Júnior; o diretor de contratos da Odebrecht, Leandro Andrade Azevedo; o vice-prefeito, Ronaldo Froés; o superintendente estadual do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz; os prefeitos de Cabo Frio, Marquinhos Mendes; e de Macaé, Riverton Mussi; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani; o deputado federal Alexandre Santos; o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão; o deputado estadual Alair Côrrea; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso; os vereadores Orlando Ferreira Neto, Alcemir Jóia, Robson Carlos de Oliveira Gomes e Edílson Gomes Ribeiro, além de secretários municipais e autoridades regionais.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.