Carlos Augusto inaugura unidades de saúde em Rio das Ostras
Nova Emergência Pediátrica, Farmácia Municipal e Espaço Mamãe e Bebê funcionarão a partir de quinta-feira, dia 15
A população de Rio das Ostras terá um atendimento de saúde ainda mais humanizado. Na próxima semana, dia 15, o prefeito Carlos Augusto irá inaugurar algumas novas unidades para garantir conforto e agilidade nas consultas e na prestação de serviços. A Emergência Pediátrica e o Espaço Mamãe e Bebê, no Hospital Municipal, e a Farmácia Municipal, na Extensão do Bosque, são as primeiras de uma série de obras em andamento na cidade.
“Saúde está entre as principais prioridades de nossa Administração. Por isso, não medimos esforços para, cada vez mais, melhorarmos o atendimento à população e promovermos mais qualidade de vida”, disse o prefeito.
A Emergência Pediátrica foi modernizada e ganhou uma recepção exclusiva para os pacientes que aguardam consulta. No local existem sete leitos, sendo um de isolamento. Equipes de médicos pediatras e enfermagem atuam 24 horas por dia na unidade, onde, em média, são atendidos 200 pacientes, por dia.
Uma outra novidade é com relação à Farmácia Municipal. Antes, os pacientes precisavam aguardar em pé, ao ar livre, quando precisavam buscar remédios na unidade. Agora, passam a contar com uma recepção climatizada e cadeiras, além da ampliação de quatro para cinco guichês de entrega de medicamentos e duas salas para assistência farmacêutica individualizada. Cerca de 500 atendimentos diários são realizados na Farmácia Municipal.
MAMÃE E BEBÊ – A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem como objetivo aprimorar o atendimento humanizado, o que já é prática no CTI do Hospital Municipal e na Brinquedoteca, criada para estimular a recuperação das crianças internadas. Pensado nisso, criou também um local específico para o acolhimento de gestantes e mulheres com urgência de atendimento ginecológico, o Espaço Mamãe e Bebê. Ali, enquanto as pacientes aguardam para serem atendidas pelo médico especialista, assistem vídeos do Ministério da Saúde em uma sala climatizada e passam por uma avaliação prévia feita por uma enfermeira obstetra, que checa o cartão gestacional, dando orientações sobre gestação, e encaminha a paciente para aferir a pressão arterial, antes de ir para a consulta. Cerca de 900 atendimentos em obstetrícia e ginecologia são realizados, por mês, no Hospital Municipal.
“Com as novas instalações de saúde estamos dando continuidade à proposta de humanização do atendimento que mantemos desde o início desta gestão. A melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde e o bem-estar da população são nossas prioridades”, explica o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
A gestante Érika Ronque já conheceu o Espaço Mamãe e Bebê, na companhia do marido, Jairo de Castro. Ela, que é paciente da Rede Pública de Rio das Ostras e que teve o parto da filha Isabelle, de dois anos, feito no Hospital Municipal, avalia que “toda a equipe é muito boa, assim como a acomodação e a alimentação oferecida aos pacientes internados”. O marido complementou que o Hospital, apesar de público, tem um nível muito bom. “Costumo até compará-lo ao nível do Hospital Barra D´Or”, declarou.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo