Semana de Luta Contra a Aids em Rio das Ostras se encerra com metas cumpridas

Mais de 500 testes foram realizados, superando as expectativas

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu uma ação ao longo de uma semana. O objetivo foi chamar a atenção para o tema, alertando sobre prevenção e tratamento, e incentivar as pessoas a realizarem o teste do vírus.  O resultado é que 530 pessoas aderiram à campanha e realizaram o exame, 130 a mais que na campanha anterior.

Rio das Ostras se embasou na campanha “Fique Sabendo”, do Governo Federal, que este ano foi direcionada ao público homossexual jovem e adolescentes. De 1º a 7 de dezembro, profissionais de saúde ficaram em uma tenda dando orientações na Praça José Pereira Câmara, no Centro, distribuindo material informativo e preservativos, além do aconselhamento e encaminhamento para a testagem rápida para a detecção do vírus HIV, realizada em salas fechadas, a fim de garantir a discrição do exame.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites, Bianca Monteiro, explicou que toda a equipe do Departamento é capacitada a dar o aconselhamento no pré e no pós-teste. Segundo ela, a Secretaria de Saúde recebeu o apoio da igreja católica com a cessão das salas, facilitando a adesão ao teste. Ainda de acordo com Bianca, embora o foco fosse adolescentes, moradores de diversas idades aderiram à campanha e realizaram o exame.

O Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com uma equipe de 15 profissionais – quatro médicos infectologistas, um ginecologista, um pediatra, um psicólogo, um dermatologista, uma assistente social, um nutricionista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos.

Os interessados em fazer o teste de HIV devem procurar o Centro de Saúde da Extensão do Bosque, mas antes devem agendar pelo telefone (22) 2760-2736. Importante lembrar que todas as unidades básicas de saúde de Rio das Ostras dispõem de preservativos para serem distribuídos gratuitamente à população.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.